Entrada > Comunidade > PME Digital

PME Digital

O projeto PME Digital tem como objetivo geral capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas I4.0, fomentando a aceleração da economia Portuguesa para uma economia digital, procurando também estabelecer as condições de base para a realização de projetos de ambição acrescida nas fileiras do automóvel, materiais, matérias-primas (recursos minerais) e comércio.

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, o Cluster das Tecnologias de Informação Comunicação e Eletrónica TICE.PT e a Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto, são os promotores do consórcio deste projeto, liderado pelo ISQ, o qual tem vindo a produzir ao longo de dois anos conteúdos e ferramentas para melhor capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais para a adoção de estratégias de Transformação Digital nas empresas.

O ISQ é uma Associação Privada sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública em 1980, e que conta atualmente com mais de 400 associados, nos quais se incluem grandes referências da indústria nacional e do setor dos serviços, pequenas e médias empresas, e outras instituições com atividade de suporte à indústria e serviços. A missão do ISQ consiste no fornecimento de Suporte Cientifico-Tecnológico, promovendo a Melhoria Contínua, a Inovação e a Segurança de Pessoas e Bens, na Indústria e Serviços, com presença e vocação internacional, garantindo a sua Sustentabilidade e o Desenvolvimento dos seus Colaboradores.

A missão do ISQ assenta em dois pilares: Contribuir de forma decisiva para a modernização e competitividade de Portugal; Contribuir para a projeção da indústria e dos serviços portugueses na Europa e no Mundo.

O TICE.PT representa um forte conhecimento de toda a cadeia de valor das tecnologias de comunicação, assegurando também as interfaces com as PME, o mundo académico e institutos de I&D. 

A ESMAD constitui uma entidade com fortes competências na área da produção de conteúdos digitais informativos e formativos um dos outputs relevantes previstos no projeto PME Digital. 

O Projeto conta ainda com a IDC como entidade de assistência técnica. A experiência e conhecimento da IDC ao nível do contexto internacional e no apoio às empresas na transformação digital será também essencial para alcançar os resultados do projeto.

O consórcio entendeu também que para a criação de um projeto verdadeiramente mobilizador para as PME é essencial envolver as entidades regionais e os clusters, não só pelo conhecimento da região e das especificidades regionais das PME, mas também pelo conhecimento específico das fileiras a abordar pelo projeto. Assim, constituem-se como entidades de assistência técnica ao projeto os clusters das fileiras a estudar, nomeadamente: Mobinov-Associação do Cluster Automóvel, a Associação Plataforma Para a Construção Sustentável (Cluster Habitat Sustentável) e ACPMR-Associação Cluster Portugal Mineral Resources (Portugal Mineral Resources Cluster).