Entrada > Cursos > CTeSP > Curso Técnico Superior Profissional de Motion Design e Efeitos Visuais

Curso Técnico Superior Profissional de Motion Design e Efeitos Visuais

O Curso Técnico Superior Profissional de Motion Design e Efeitos Visuais (MDEV) visa conferir qualificação superior profissional na área conceção e realização de projetos de motion design e de efeitos visuais e sonoros, aplicados a diferentes meios e formatos que cruzam as áreas do audiovisual, da multimédia e do design de comunicação.

Os estudantes têm a oportunidade de se envolver com várias aplicações de animação 2D e 3D, composição, efeitos visuais e sonoros, pós-produção de vídeo e som, e tecnologias e aplicações de captura e sincronização de movimento, num ambiente altamente acolhedor, criativo e produtivo.

As competências adquiridas no curso serão aplicadas, em contexto de estágio curricular, junto de empresas parceiras, que operam em áreas como Cinema, Televisão, Produção de Audiovisuais ou Multimédia. Desta forma, os estudantes poderão reforçar e pôr em prática as competências assimiladas, aumentar a sua rede de contactos e iniciar uma relação de proximidade com a cultura e meio empresarial.

Em 2021/2022, para além de Vila de Conde, o curso vai ter uma turma em Santo Tirso na Incubadora de Empresas da Fábrica de Santo Thyrso – Santo Tirso.

 

Diurno
Acreditado por: 0 em
01/07/2019

Consultar relatórios em www.a3es.pt

213 Áudio-visuais e produção dos media
Número: .
Data:
01/01/2001
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Animação Gráfica 1º Semestre 7.0
Desenho 1º Semestre 5.0
Design de Comunicação 1º Semestre 5.0
Guionismo e Narrativas 1º Semestre 5.0
História da Imagem em Movimento 1º Semestre 5.0
Psicologia da Perceção 1º Semestre 3.0
Design de Personagens e Cenários Virtuais 2º Semestre 5.0
Design e Produção de Imagem 2º Semestre 6.0
Design e Produção de Som 2º Semestre 6.0
Gestão de Projeto 2º Semestre 3.0
Modelação e Rendering 2º Semestre 6.0
Teoria dos Media 2º Semestre 4.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Animação 3D 1º Semestre 8.0
Captura e Correspondência de Movimento 1º Semestre 6.0
Edição e Pós-Produção Audiovisual 1º Semestre 6.0
Efeitos Visuais e Sonoros 1º Semestre 6.0
Programação Visual e Criativa 1º Semestre 4.0
Estágio 2º Semestre 30.0
  • Profissionais de áreas, indústrias e serviços com intervenção fundamental do Motion Design e Efeitos Visuais, nomeadamente Cinema, Televisão
  • Empresas de Criação e Produção de Audiovisuais para estas indústrias
  • Empresas e serviços de Visualização de Arquitetura, Design de Comunicação e Design de Jogos
  • Designer e Técnico de Motion Design e Efeitos Visuais
  • Artista e Técnico 3D
  • Animador Digital
  • Visualizador Digital
  • Designer e Editor de Som e Vídeo
  • Técnico de Captura de Movimento.

Podem candidatar-se aos cursos técnicos superiores profissionais: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-lei n.º 64/2006, de 21 de março; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Propinas: 495€
Propina estudante internacional: 2,000€

PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

No Politécnico do Porto, a partir do ano letivo 2017/2018, a candidatura às licenciaturas através dos Concursos Especiais por titulares de DET e de CTeSP está sujeita à comprovação da realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa, através do regime geral de acesso e ingresso, e à obtenção nesses exames de uma classificação não inferior à classificação mínima fixada. 

Estão dispensados da realização dos exames nacionais do ensino secundário para candidaturas através dos Concursos Especiais os titulares de um diploma de técnico superior profissional, emitido pelo P.PORTO, que faculte o ingresso no ciclo de estudos de licenciatura do P.PORTO a que se pretendam candidatar, com creditação parcial da formação realizada. 

Com o diploma do CTeSP em Motion Design e Efeitos Visuais pode candidatar-se:
Licenciatura em Multimédia
Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual

Plano de Creditações