Entrada > Cursos > CTeSP > Curso Técnico Superior Profissional de Design e Tecnologias Para Aplicações Móveis

Curso Técnico Superior Profissional de Design e Tecnologias Para Aplicações Móveis

O Curso Técnico Superior Profissional em Design e Tecnologias para Aplicações Móveis (DTAM) visa desenvolver competências técnicas no domínio das ciências informáticas, mais concretamente, no design e implementação de aplicações para ambientes móveis.

Mais do que desenvolver um produto nativo (a correr especificamente numa plataforma), Web (a correr num browser) ou híbrido, é necessário lidar hoje com questões de usabilidade, interoperabilidade, segurança, robustez, performance e obedecer a todas as métricas de design de forma a potenciar a usabilidade do utilizador com a aplicação. Para além destas características, as aplicações devem reforçar a adaptabilidade ao contexto em que se encontram de forma a enriquecer a experiência de utilização.

O Técnico Superior Profissional em Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, possui um conjunto de competências técnicas que o habilitam a planear, analisar, desenhar e implementar aplicações para dispositivos móveis.

Em 2021/2022, para além de Vila de Conde, o curso vai ter uma turma em Santo Tirso na Incubadora de Empresas da Fábrica de Santo Thyrso – Santo Tirso.

 

Diurno
Acreditado por: 2 em
17/04/2019

Consultar relatórios em www.a3es.pt

481 Ciências informáticas
Número: r/Cr 16/2019
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 6841/2021
Data:
12/07/2021
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Algoritmia 1º Semestre 6.0
Conceitos de Design 1º Semestre 6.0
Inglês Aplicado às Tecnologias de Informação 1º Semestre 3.0
Matemática 1º Semestre 3.0
Plataformas Móveis 1º Semestre 6.0
Tecnologias Web 1º Semestre 6.0
Comportamento Organizacional 2º Semestre 3.0
Desenvolvimento de Aplicações Móveis I 2º Semestre 6.0
Design de Aplicações Móveis 2º Semestre 6.0
Design de Comunicação Digital 2º Semestre 6.0
Introdução à Álgebra Linear 2º Semestre 3.0
Sistemas de Gestão de Bases de Dados 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Comportamento Organizacional 1º Semestre 3.0
Desenvolvimento de Aplicações Móveis II 1º Semestre 6.0
Gestão de Projeto 1º Semestre 6.0
Prototipagem em Aplicações Móveis 1º Semestre 3.0
Realidade Virtual e Aumentada 1º Semestre 6.0
Sensores e Serviços Web 1º Semestre 6.0
Usabilidade e User Experience 1º Semestre 3.0
Estágio 2º Semestre 30.0
  • Designer UX & UI Web/Mobile
  • Programador Web (front-end e back-end)
  • Programador Mobile.

Podem candidatar-se aos cursos técnicos superiores profissionais: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-lei n.º 64/2006, de 21 de março; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma de técnico superior profissional que contemple, no seu plano de estudos, a área de estudos relevante de matemática; Os titulares de um grau de ensino superior, sendo, no caso de licenciatura, obtidos através de um curso em que o ingresso possa ser feito através da realização da prova específica de matemática.

Propinas: 495€
Propina estudante internacional: 2,000€

PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

No Politécnico do Porto, a partir do ano letivo 2017/2018, a candidatura às licenciaturas através dos Concursos Especiais por titulares de DET e de CTeSP está sujeita à comprovação da realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa, através do regime geral de acesso e ingresso, e à obtenção nesses exames de uma classificação não inferior à classificação mínima fixada. 

Estão dispensados da realização dos exames nacionais do ensino secundário para candidaturas através dos Concursos Especiais os titulares de um diploma de técnico superior profissional, emitido pelo P.PORTO, que faculte o ingresso no ciclo de estudos de licenciatura do P.PORTO a que se pretendam candidatar, com creditação parcial da formação realizada. 

Com o diploma do CTeSP em Design e Tecnologias para Aplicações Móveis pode candidatar-se:
Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web

Plano de Creditações