Entrada > Cursos > CTeSP > Curso Técnico Superior Profissional em Modelação e Prototipagem em Ourivesaria

Curso Técnico Superior Profissional em Modelação e Prototipagem em Ourivesaria

Interpretar desenhos, modelar artefactos de joalharia com recurso a software apropriado, projetar e organizar o trabalho para a reprodução de peças pelo processo de fundição por cera perdida, elaborar manualmente protótipo em cera para reprodução pelo processo de fundição por cera perdida, controlar a qualidade final do produto..

 

Diurno
Acreditado por: 0 em
01/10/2020

Consultar relatórios em www.a3es.pt

214 Design
Número: R/Cr 99/2020
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 9509/2020
Data:
02/10/2020
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Desenho 1 1º Semestre 6.0
Inglês Aplicado 1º Semestre 6.0
Matemática e Estatística 1º Semestre 6.0
Desenho 2 2º Semestre 6.0
Prototipagem 1 2º Semestre 6.0
Segurança e Saúde no Trabalho 2º Semestre 6.0
Modelação Anual 12.0
Técnicas e Tecnologias dos Materiais de Modelação e Fundição Anual 12.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Controle da Qualidade e Gestão Ambiental 1º Semestre 6.0
Gemologia 1º Semestre 6.0
Laboratório Digital 1º Semestre 6.0
Micro-fusão, Ensaio e Fundição de Metais Preciosos 1º Semestre 6.0
Prototipagem 2 1º Semestre 6.0
Estágio 2º Semestre 30.0
Atividades principais do perfil profissional: 1 Desenvolver uma linguagem técnica e comercial necessárias para comunicar com os diferentes agentes envolvidos nos processos de fabrico de ourivesaria (fornecedores, clientes e colaboradores). 2 Conceber e interpretar desenhos e demais informação de carácter técnico na concepção e fabrico de peças de ourivesaria. 3 Identificar e caracterizar os materiais e planear o seu fornecimento para a produção de artefactos de ourivesaria de acordo com as instruções de trabalho. 4 Gerir equipamentos, maquinas, instrumentos e ferramentas relacionadas com o processo de modelação e prototipagem de peças de ourivesaria. 5 Realizar retificações, adaptações e restauro de peças de ourivesaria de acordo com o contexto de mercado. 6 Utilizar as novas tecnologias de prototipagem rápida disponíveis nos novos processos de desenvolvimento e fabrico na área da ouriversaria. 7 Desenvolver novas técnicas de modelação e fabrico de moldes no processo de desenvolvimento e fabrico na área da ourivesaria. 8 Supervisionar e identificar as condicionantes de risco no manuseio de equipamentos, ferramentas e matérias primas sensibilizando para cumprimento das normas de segurança e saúde no local de trabalho. 9 Aplicar métodos matemáticos básicos e usar metodologias estatísticas com recurso a ferramentas computacionais na resolução de problemas práticos 10 Gerir os aspectos inerentes às questões da qualidade identificando a linguagem normativa inerente ao sector num contexto da boa gestão ambiental.  

Podem candidatar-se aos cursos técnicos superiores profissionais: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-lei n.º 64/2006, de 21 de março; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.