Entrada > Cursos > Licenciaturas > Licenciatura em Design - Ramo Design Gráfico e Publicidade

Licenciatura em Design - Ramo Design Gráfico e Publicidade

A Licenciatura em Design visa preparar os alunos para as atividades práticas e intelectuais caraterísticas de um designer. Os alunos irão adquirir conhecimentos sobre as novas tecnologias, sobre como pensar visualmente e como aplicar uma análise crítica ao próprio trabalho e ao de outrem.

Ao longo do curso irão criar-se vários trabalhos sob a orientação de professores convidados e de períodos de estágio em estúdio.

Através da frequência de seminários e da realização de trabalhos académicos, os alunos terão a oportunidade de demonstrar a sua consciência crítica e a sua capacidade de autoanálise e irão adquirir uma perspetiva que ultrapassa os requisitos técnicos de uma carreira em Design.

O plano do curso pretende:

– Proporcionar um enquadramento propício ao desenvolvimento de aptidões vocacionais e de sensibilidade artística;

– Formar designers que sejam versáteis e responsáveis;

– Desenvolver a originalidade, com base num sólido conhecimento de diversidade de meios de comunicação e tecnologias existentes;

– Utilizar uma variedade de estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação capazes de apoiar cada aluno na sua ação e no seu pensamento individual e coletivo.

A Licenciatura em Design divide-se em dois ramos:

– Ramo de Design Gráfico e Publicidade;

– Ramo de Design Industrial.

Em cada um dos ramos, foram definidos planos específicos, compostos por dois tipos de disciplinas complementares: disciplinas de especialização e disciplinas que irão dotar o estudante de competências transversais às vertentes de um designer.

No âmbito do trabalho do curso, é realizada uma variedade de projetos de design, de investigação e de cooperação com a comunidade.

 

Diurno
Acreditado por: 6 anos em
18/04/2017

Consultar relatórios em www.a3es.pt

214 - Design
Número: 773/2011
Data:
18/03/2011
N.º Despacho/Portaria: DESPACHO N.º 1821/2017
Data:
01/03/2017
Unidade Ano Período
Oficina Digital Para Design Gráfico I 1 1º Semestre
História do Design I 1 1º Semestre
Processos e Materiais Para Design Gráfico I 1 1º Semestre
Prática Profissional em Design 1 2º Semestre
História do Design II 1 2º Semestre
Oficina Digital Para Design Gráfico II 1 2º Semestre
Projeto de Design Gráfico I 1 Anual
Técnicas de Desenho Para Design Gráfico 1 Anual
Cultura Visual 2 1º Semestre
Processos e Materiais Para Design Gráfico II 2 1º Semestre
Oficina Digital Para Design Gráfico III 2 1º Semestre
Cultura Contemporânea 2 2º Semestre
Oficina Digital Para Design Gráfico IV 2 2º Semestre
Seminários e Workshops em Design I 2 2º Semestre
Ilustração 2 Anual
Publicidade 2 Anual
Projeto de Design Gráfico II 2 Anual
Projeto de Pesquisa:investigação 3 1º Semestre
Projeto Real e Colaborativo em Design Gráfico 3 1º Semestre
Projeto de Pesquisa:dissertação 3 2º Semestre
Projeto Gráfico Final e Exposição 3 2º Semestre
Seminários e Workshops em Design II 3 Anual
  • O diplomado terá competências para desempenhar funções na área do Design Gráfico e de Publicidade em:
  • – Agências de Publicidade;
  • – Gabinetes de Design Gráfico;
  • – Designer independente;
  • – Órgãos de Comunicação Social: jornais, revistas, estações de televisão.

Uma das seguintes provas de Ingresso:

(03) Desenho

(10) Geometria Descritiva

(12) História da Cultura e Artes

Condições Mínimas

Nota de Candidatura: 95 pontos

Provas de Ingresso: 95 pontos

Pré-requisitos: GRUPO K - Aptidão Vocacional

PROPINA: 950 euros/Ano.

PAGAMENTO DE PROPINAS:
Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações (10%).

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/