Entrada > Cursos > Mestrados > Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Produção e Realização Audiovisual (Misto)

Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Produção e Realização Audiovisual (Misto)

O Mestrado em Comunicação Audiovisual tem duas especializações: Fotografia e Cinema Documental ou Produção e Realização Audiovisual.

O curso promove o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, da conceptualização teórica, da criação artística e da prática de projeto e tem como objetivo formar profissionais com qualificação superior no âmbito da investigação em fotografia, cinema documental e de ficção, realização, produção, som, direção de fotografia e audiovisual.

No primeiro ano os estudantes trabalham questões teóricas relativas às metodologias de investigação e às práticas da fotografia e do cinema (ficção e documentário) na Residência Artística. No segundo ano desenvolvem um projeto autoral numa das seguintes áreas: fotografia, cinema documental ou cinema de ficção. Em alternativa, podem integrar um estágio profissional numa empresa ou instituição da área em estudo.

Este mestrado, privilegiando a interdisciplinaridade e a relação com o exterior, integra no seu plano curricular uma Residência Artística, o ciclo de fotografia, cinema e multimédia - Imagens do Real Imaginado - e diversas iniciativas externas. Acolhe participações de docentes, criativos, profissionais nas áreas técnicas, cineastas e fotógrafos, nacionais e internacionais. Tem protocolos com várias universidades e parcerias com as principais organizações culturais e artísticas: Curtas de Vila do Conde, Olhares Frontais de Viana do Castelo, DocLisboa, Instituto de Cinema e Audiovisuais, Centro Português de Fotografia, Universidade de Santiago de Compostela, South Wales University, Derby University e Centros de Investigação CCRE/FAUP, i2ADS/FBAUP, eCPR de Wales, entre outras.

 

misto
Acreditado por: 6 anos em
27/12/2016

Consultar relatórios em www.a3es.pt

213 - Áudio-visuais e produção dos media
Número: R/A-Ef797/2011/AL01
Data:
04/05/2017
N.º Despacho/Portaria: DESPACHO N.º 5941/2017
Data:
05/07/2017
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Contexto e Análise de Narrativas Semestral 15.0
Políticas do Audiovisual Semestral 3.0
Especialização Avançada Semestral 25.0
Estética Semestral 3.0
Métodos de Investigação em Comunicação Audiovisual Semestral 9.0
Seminário I Semestral 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Dissertação/projeto/estágio Profissional Anual 50.0
Seminário II Anual 10.0
  • > Fotografia, cinema e televisão (produtores, realizadores, fotógrafos, consultores e editores de imagem);
  • > Professores de audiovisual (fotografia, vídeo, cinema e som);
  • > Gabinetes de imagem;
  • > Investigadores.

– Titulares de Licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal;

– Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

– Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico;

– Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

– Titulares de Licenciatura Bietápica ou Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal.