Entrada > Cursos > Pós-Graduações > Curso de Especialização Pós-graduada em Conservação de Fotografia (Pós-Laboral)

Curso de Especialização Pós-graduada em Conservação de Fotografia (Pós-Laboral)

A Pós-Graduação em Conservação de Fotografia apresenta uma vertente teórica e prática, com uma forte componente empírica e experimental. Aborda de forma genérica as principais questões e problemas da conservação de fotografia e apresenta respostas e soluções praticadas nesta área.

As imagens fotográficas são universalmente aceites, desde meados do século XIX, como uma das principais fontes documentais da história. A preservação das fotografias é a preservação de parte fundamental do arquivo da memória da humanidade.

Esta pós-graduação pretende responder às necessidades daqueles que se cruzam com coleções de fotografia no seu quotidiano, seja através da sua vida profissional, seja por gosto ou vocação pessoal.

Pretende contribuir para uma melhor compreensão do objeto fotográfico, a sua inserção no contexto histórico, fundamentar o conhecimento dos materiais constituintes, das suas fragilidades e carências e das medidas de preservação adequadas e frequentemente praticadas.

Ao longo de dois semestres os estudantes irão adquirir competências que lhes permitem uma abordagem prática e experimental dos diversos aspectos da conservação de fotografia, sem descurar o entendimento e fundamentações teóricas inerente, enquanto se possibilita o contacto com o mundo da conservação de fotografia, com os especialistas e com as instituições que desenvolvem em Portugal uma prática modelar nesta área.

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Conservação de Fotografia 1 1º Semestre 10.0
Prática de Impressão Fotográfica 1 1º Semestre 5.0
História das Técnicas e Processos 1º Semestre 5.0
Identificação de Processos Fotográficos 1º Semestre 10.0
Prática de Impressão Fotográfica 2 2º Semestre 5.0
Metodologias de Arquivo Físico e Digital 2º Semestre 5.0
Conservação de Fotografia 2 2º Semestre 5.0
Projeto em Conservação de Arquivos Fotográficos 2º Semestre 15.0
  • > Instituições que detenham coleções de fotografia;
  • > Bibliotecas, museus e arquivos;
  • > Empresas comerciais de grande dimensão;
  • > Instituições culturais ou empresas com património histórico;
  • > Colecionadores, espólios familiares;
  • > Empresas de carácter científico que tenham reunido coleções de fotografia;
  • > Como orientadores técnicos de tarefeiros em projetos de conservação e restauro de fotografia, em projetos de descrição em base de dados de imagens fotográficas e ainda em projetos de digitalização de coleções de fotografia;
  • > Formação e acompanhamento do trabalho de intervenção em coleções de fotografia realizados por equipas de tarefeiros.

– Titulares do grau de licenciado;

– Titulares de licenciatura obtida em instituição estrangeira aderente ao processo de Bolonha;

– Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESMAD como equivalente ao grau de licenciado;

– Detentores de um currículo científico ou profissional que seja considerado relevante pelo Conselho Científico da ESMAD.

PROPINA: 1250 euros.