Entrada > Cursos > Pós-Graduações > Especialização Pós-graduada em Fotolivro: Práticas Fotográficas e Editoriais

Especialização Pós-graduada em Fotolivro: Práticas Fotográficas e Editoriais

A pós-graduação em Fotolivro (PGFL) oferece formação académica, inovadora e experimental, orientada para a construção conceptual de narrativas visuais que corporizam a execução de um objeto - livro fotográfico. Ao longo de dois semestres os estudantes irão adquirir competências que lhes permitem uma reflexão, contextualização e abordagem aos processos criativos envolvidos na construção de narrativas através da realização de um projeto editorial vertido em livro. A formação parte de uma abordagem prática, experimental e interdisciplinar e fomentará o contacto com o mercado editorial, tendo em vista a expansão do panorama e oferta cultural ligada à produção dos fotolivros.

A PGFL pretende que os estudantes adquiram ferramentas de edição fotográfica e editorial para a construção de um fotolivro, aprendam a sua gramática visual e especificidades e reconheçam as suas potencialidades no mercado editorial, académico e artístico. Este percurso seguirá uma metodologia essencialmente prática, destinada a ampliar a discussão da linguagem fotográfica e a sua transversalidade associada à construção de fotolivros, quer no âmbito da investigação, quer no plano artístico e editorial.

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Edição e Pós-Produção 1º Semestre 10.0
Narrativas Fotográficas 1º Semestre 5.0
Projeto I 1º Semestre 10.0
Seminários I 1º Semestre 5.0
Design e Pré-Impressão 2º Semestre 5.0
Projeto II 2º Semestre 15.0
Residência e Exposição 2º Semestre 5.0
Seminários II 2º Semestre 5.0
A PGFL permitirá a aquisição de um conjunto de competências que envolvam a participação ativa no mercado e em espaços desenhados para a partilha de percursos editoriais, académicos e artísticos no universo da fotografia contemporânea, nomeadamente: Fotógrafos Designers Artistas Mercado editorial Investigação artística/ académica / curatorial Jornais e órgãos de comunicação Social Bibliotecas Museus e galerias.

Titulares do grau de licenciado; Titulares de licenciatura obtida em instituição estrangeira aderente ao processo de Bolonha; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESMAD como equivalente ao grau de licenciado; Detentores de um currículo científico ou profissional que seja considerado relevante pelo Conselho Científico da ESMAD.