Mestrado em Design
O Mestrado em Design evoca três eixos fundamentais da prática projetual: a experiência laboratorial, a autoria e a inovação. É nesta dinâmica de valorização pedagógica que o projeto se propõe formar estudantes interventivos, com consciência crítica, cultural e social.
Procurando o encontro de estratégias pedagógicas que incentivem a maturação de competências criativas, os estudantes terão acesso a um conjunto de propostas multidisciplinares, convergentes com o desenvolvimento do sentido autoral assim como de uma compreensão ampla sobre as várias etapas do problema de design: pesquisa, conceção e execução.
Reconhecendo o espaço que o design ocupa na sociedade contemporânea, este ciclo formativo dá relevância à prática laboratorial alicerçada em hábitos de investigação contextual, específicos da natureza de cada projeto, que possibilitem um envolvimento com enunciados de investigação orientados por princípios de independência artística, inovação e eficácia na perceção. Neste contexto, os estudantes que integram esta etapa formativa são sujeitos a um processo de seleção que tem por base a análise curricular e entrevista presencial aos candidatos. Este momento vem sublinhar a amplitude de formações base que se relacionam com o Design, enriquecendo dinâmicas interpessoais e que abrangem áreas tão diversas quanto o design gráfico, a ilustração, o web design, a publicidade, a arquitetura, o design de produto, o design de moda, o design industrial, entre outros.
No final, o mestrado tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a dimensão projetual que o objeto de Design encerra sobre si. Destacando o conjunto de mediações transversais a várias áreas do conhecimento pretende-se, por fim, consolidar a aquisição de competências criativas, analíticas e discursivas essenciais aos questionamentos sobre as ortodoxias instaladas.
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
Prática e Produção do Design | 1º Semestre | 15.0 |
Projeto de Design Pessoal (Projeto I) | 1º Semestre | 15.0 |
História e Crítica do Design | 2º Semestre | 10.0 |
Metodologias de Investigação em Design | 2º Semestre | 5.0 |
Projeto II | 2º Semestre | 15.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Projeto Final/Dissertação/Estágio | Anual | 60.0 |
- Designer gráfico, designer de comunicação
- Designer de interiores
- Designer de exposições e eventos
- Designer de mobiliário
- Designer de equipamento
- Diretor criativo
- Gestor de design de identidade
- Consultor de design de comunicação
- Ilustrador.
Titulares de Licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; Titulares de Licenciatura Bietápica ou Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal.
- Propinas:
- 1.250€/ano.
Pagamento de Propinas:
Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações (10%).