O Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] é uma estrutura de investigação multidisciplinar originalmente ancorada em duas instituições: Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) [UA/DeCA] e Universidade do Porto (Escola de Belas Artes) [FBAUP]; em 2017, o Politécnico do Cávado e Ave (Escola de Design) [IPCA/ESD] juntou-se ao consórcio, assim como, em 2023, o Politécnico do Porto (Escola de Media Artes e Design) [ESMAD/P.PORTO].

O ID+ foi criado em 2007 e iniciou a sua operação financiada em janeiro de 2009, após avaliação externa (a visita do painel internacional ocorreu em fevereiro de 2008) ter atribuído uma classificação de 'Muito Bom'.

O ID+ trabalha no sentido da inscrição e legitimação do design e disciplinas associadas nas Artes e nas Ciências. Desenvolve esta missão sobretudo na região Norte de Portugal e outros ambientes periféricos, bem como em redes de cooperação nacionais e internacionais.

O ID+ opera contextualmente, produzindo, transferindo, revertendo e comunicando o conhecimento científico e profissional de design, media e cultura para ambientes onde possa ser benéfico.

O ID+ centra-se tanto no património como na contemporaneidade: contribuindo para a longevidade dos legados do design e interpretando os rápidos desafios da disciplina no mundo de hoje. Essas contribuições são estratégicas, taxonómicas, técnicas, cognitivas, estruturais e pedagógicas.

O ID+ está atualmente organizado em cinco grupos estratégicos:
CULTURAS
DESIGN PARA A SAÚDE
INDÚSTRIAS
MEDIA
TERRITÓRIOS

A escala regional do ID+ é assegurada através da sua estrutura de consórcio: o ID+ está atualmente alojado num acordo formal de cooperação entre as Universidades de Aveiro e do Porto e os Politécnicos do Cávado e do Ave, e do Porto. A convergência das respetivas competências institucionais garante um grau de hibridismo e massa crítica que promove um território de investigação alargado.

A equipa é composta atualmente por 251 membros, dos quais 88 são doutores integrados. Além das universidades e politécnicos anfitriões, a proveniência dos membros inclui outras dez instituições nacionais de ensino superior e investigação. Dos membros fazem também parte profissionais experientes, estudantes de doutoramento e colaboradores.

Diretor [polo ESMAD/P.PORTO] do ID+
Vítor Quelhas