Entrada > Notícias > 7ª Edição Design & Ofícios
Publicado em: 21 Março 2017

7ª Edição Design & Ofícios

A ADS – Associação de Designers do Sul em parceria com o Município de São Brás de Alportel anuncia a 7ª Edição do Design e Ofícios que realizar-se-á entre os dias 27 de Abril e 1 de Maio, em São Brás de Alportel.
O projeto Design & Ofícios carateriza-se essencialmente pela organização de uma residência criativa para designers, artistas e artesãos. O espaço de trabalho situa-se o antigo lagar de azeite, atual oficina/carpintaria municipal. Durante 5 dias, a oficina acolherá diversos criadores com o objetivo de desenvolverem projetos experimentais, no âmbito do eco-design, do artesanato contemporâneo e das artes decorativas.
 
Para o participante efetuar a sua inscrição, terá de criar um projeto inovador com base nas tradições e técnicas artesanais da região. Este projeto terá de ser entregue até ao dia 15 de Abril às 18h00 e será avaliado pela Comissão organizadora.  O participante terá o apoio da organização e dos diversos artesãos convidados para realizar a sua peça. Aquando a conclusão, a peça será integrada numa exposição coletiva. Na edição anterior a exposição esteve patente na Feira da Serra, Tertúlia Algarvia e na maior feira de Design em Portugal, Lisbon Design Show na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Este ano as peças serão integradas na EXD -  Bienal Internacional de Design, em Lisboa.
 
Além dos trabalhos de oficina criou-se um programa que pretende convidar a comunidade em geral a ser parte integrante deste projeto e, de forma lúdica, participar em diversos ateliers, de esparto, empreita de palma, azulejo, bordados, passeio de reconhecimento de plantas, tertúlias, documentários, visitas a locais de interesse histórico e cultural, entre outras atividades que fomentem valores ecológicos, sustentáveis e conscientes da importância da tradição como processo de transformação positiva da nossa comunidade.
Esta é uma excelente forma de unir gerações, desde crianças, jovens  a seniores, para que juntos possam conhecer e aprender sobre a diversidade de São Brás de Alportel e da região algarvia.
 
De salientar que no dia 5 de Abril pelas 19h00 na sede da ADS, será realizada uma atividade que pretende mostrar um pouco mais sobre o Design & Ofícios. Desta forma, convidamos todos os interessados a conhecer a comissão organizadora, os antigos participantes e seus projetos (Confirmar através do email info@ads.org.pt).
 
Para a 7ª Edição do Design e Ofícios criamos uma rede de parceiros que contribuíram para a realização deste projeto: DRCALG, IPDJ, ANJE, Ualg Esec, Tertúlia Algarvia, Terracota do Algarve, RUA Fm,Museu do Trajo, Celso Pinto – Materiais de escritório, Água na boca e Terminal Studios.
 
Para conhecer mais sobre este projeto:
Combined Shape

Navigation