Entrada > Notícias > 8th Sophia International Conference
Publicado em: 08 Setembro 2023

8th Sophia International Conference

O programa dedicado às "Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage", inclui mesas-redondas, apresentação de artigos e a exposição "The Idea of Álvaro Siza".

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2023, terá lugar a 8.ª Sophia International Conference, no Auditório Fernando Távora (FAUP), em formato presencial e online.

A conferência integra o ciclo temático “Landscapes of Care”, abordando práticas fotográficas e visuais contemporâneas que se preocupam com o modo como a arquitetura, entendida num sentido amplo, pode ajudar a  melhorar as relações entre o homem e a natureza, bem como a crise sócio-ambiental que o planeta vive.

O programa dedicado à temática 'Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage' inclui quatro mesas-redondas — nas quais a fotografia é explorada como um instrumento de pesquisa para construir visões críticas e inovadoras sobre a arquitetura —, a apresentação de artigos e ensaios visuais e a exposição "The Idea of Álvaro Siza", de Mark Durden e João Leal.

Com inauguração no dia 15, pelas 17h30, no Pavilhão Carlos Ramos, "The Idea of Álvaro Siza - Carlos Ramos Pavilion and FAUP" reúne o trabalho fotográfico desenvolvido por Mark Durden e João Leal em torno de dois dos edifícios paradigmáticos de Siza: o Pavilhão Carlos Ramos e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Em simultâneo, será lançada a publicação "The Idea of Álvaro Siza - Ocean Swimming Pool", trabalho da dupla de artistas que esteve em exposição no MIRA, no passado mês de março.

A conferência é liderada pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo CEAU/FAUP e coordenada em parceria com a University College Dublin (UCD), a London South Bank University (LSBU), a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), a University of Copenhagen e European Centre for Documentary Research e a University of South Wales (USW/eCDR).