Entrada > Notícias > A composição musical para Documentário e Ficção
Publicado em: 21 Novembro 2022

A composição musical para Documentário e Ficção

O Mestrado em Comunicação Audiovisual convida Dimitris Andrikopoulos para abordar a composição de música original para cinema.

No dia 23 de novembro de 2022, pelas 21h30, o Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe o músico Dimitris Andrikopoulos, para um seminário subordinado ao tema “A Composição Musical para Documentário e Ficção”.

A iniciativa visa abordar a temática da composição de música original para documentário e cinema de ficção.

A sessão decorre no anfiteatro B301, no âmbito da UC Seminários I do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia e Cinema Documental.

Dimitris Andrikopoulos começou os seus estudos musicais de Viola d'Arco e de Teoria Musical. Continuou os seus estudos de composição na Holanda, na Escola Superior de Música e Dança de Roterdão com Klaas de Vries. Em maio de 2004, concluiu a pós-graduação em Composição e ao mesmo tempo, foi lhe atribuído o Prémio de Composição da Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Colaborou com vários grupos como, Asko Ensemble, Mondrian Quartet, Remix Ensemble, ARTéfacts Ensemble, Nederlands Ballet Orkest, Orchestre National de Lorraine, a Orquestra Nacional de Atenas, Colors Contemporary Music Group, !Ynx Ensemble, Duo Palmos, Jazz Orchestra of Matosinhos, Drumming Grupo de Percussão, e intérpretes como, Miquel Bernat, Sérgio Carolino, João Barradas, Miguel Amaral, Fernando Ramos, Margriet van Reisen, Lefki Karpodini, Lorenda Ramou entre outros. Em 2013 concluiu com sucesso o seu doutoramento em composição na Universidade de Birmingham. Desde 2004 é docente de composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) onde atualmente ocupa o cargo do Coordenador da Área de Composição.