Entrada > Notícias > A importância dos festivais para os jovens cineastas — Estudo de caso festival FEST
Publicado em: 28 Novembro 2022

O Mestrado em Comunicação Audiovisual convida Fernando Vasques, para abordar a temática da importância dos festivais para os jovens cineastas.

No dia 26 de outubro de 2022, pelas 21h15, o Mestrado em Comunicação Audiovisual recebe Fernando Vasques, diretor de programação do FEST para um seminário subordinado ao tema "A importância dos festivais para os jovens cineastas — Estudo de caso festival FEST".

A iniciativa, que tem como ponto de partido a apresentação do estudo de caso do FEST, visa compreender a importância e modo de funcionamento dos festivais, perspetivando as possibilidades de conhecimento de cinematografias e autores que proporcionam e, ainda, a possibilidade de ligação ao meio profissional/artístico através das suas competições e atividades de formação.

Fernando Vasquez (Diretor de Programação FEST) licenciou-se em Cinema na Buckinghamshire Chilterns University College, e em Jornalismo na London School of Journalism. Após vários anos a trabalhar como jornalista e crítico de cinema para publicações britânicas como o The Independent on Sunday, Bulb Magazine e Red Pepper Magazine, juntou-se à equipa do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema em 2010, desempenhando várias funções, incluindo a de Produtor Executivo e Diretor de Programação, posição que ainda hoje desempenha. Entre 2012 e 2016 foi também Diretor do Departamento de Debate da Nisi Masa - Rede Europeia de Cinema Jovem, onde foi também Chefe de Redação da publicação Nisimazine. Durante vários anos executou a workshop de Crítica de Cinema da Nisimazine em alguns dos maiores eventos de cinema a nível mundial, como os Festivais de Cannes, Veneza, San Sebastian entre muitos outros. Desde 2014 que colabora com os websites C7nema.net e Cinemasetimaarte.com, e participa na produção do Podcast “Feios, Porcos e Maus”.

A sessão decorre no anfiteatro B301, no âmbito da UC Seminários I do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia e Cinema Documental.