Entrada > Notícias > A PG em Design de Interiores e Espaços convida Oscar Guayabero
Publicado em: 22 Setembro 2021

A PG em Design de Interiores e Espaços convida Oscar Guayabero

No ano letivo 2021/2022, a pós-graduação em Design de Interiores e Espaços dinamiza um ciclo de iniciativas com vários convidados que se apresentarão à comunidade em diferentes formatos.

A Pós-graduação em Design de Interiores e Espaços dinamiza um ciclo de iniciativas (aulas abertas, comunicações, debates, workshops), convidando várias personalidades, estúdios e entidades de renome.

O segundo convidado é Oscar Guayabero.

Oscar Guayabero (Barcelona, Espanha) estudou Arte e Desenho Industrial na Escola Massana, Centre d'Art I Disseny. O seu trabalho desenvolve-se entre a teoria, a crítica e a análise do design e da arquitetura.

Curador de exposições como “Diseño para vivir” (2015), no Museo del Diseño de Barcelona, é autor de vários livros sobre design e arquitetura, entre os quais "Retrato imperfecto de Curro Claret" e "Encants de Barcelona. Memoria gráfica del Mercado de Bellcaire".

Atualmente é docente na área da História do Design e da Imagem em várias escolas de Barcelona, consultor de comunicação na Câmara Municipal de Barcelona e desenvolve projetos curatoriais.

A convite da Pós-graduação em Design de Interiores e Espaços apresenta na ESMAD o seu último livro "El diseño para el día antes. Propuestas para antes del colapso (en escenarios poscovid) y cómo es posible evitarlo o, al menos, intentarlo", editado por Experimenta Libros (2021).

“Durante anos, houve designers e teóricos que reivindicam uma função ao design para além da de incentivar o consumo. Esta função é a do mediador; isto é, o design como uma disciplina que configura o nosso ambiente humanizado, que alguns dizem artificial, é uma interface entre nós e o mundo, entre nós e outros, e mesmo entre nós e o nosso próprio corpo. Essa função de mediação nunca foi tão evidente como agora, quando a partir dos ecrãs vemos o mundo ou quando durante meses tivemos de desinfetar todos os objetos em que tocámos ou quando filtrávamos até o ar que respirávamos.”

3.ª fase | de 24 de setembro a 5 de outubro de 2021