Entrada > Notícias > A Recoletora
Publicado em: 19 Abril 2022

A Recoletora

A Licenciatura em Design recebe Maria Ruivo e Alexandre Delmar do projeto colaborativo A Recoletora.

No dia 19 de abril de 2022, pelas 14h30, na sala B301, a Licenciatura em Design convida A Recoletora, um projeto colaborativo de Maria Ruivo e Alexandre Delmar, que tem como objetivo a recuperação das plantas silvestres comestíveis e a reabilitação da sua reputação.

A Recoletora junta botânicos, nutricionistas, chefs, artistas e designers num projeto colaborativo e itinerante que tem como objetivo a recuperação das plantas silvestres comestíveis (popularmente chamadas de “daninhas”) e a reabilitação da sua reputação, reimaginando-as e reintegrando-as nas nossas dietas e hábitos alimentares. 

O site coleta os resultados do levantamento e do mapeamento da vegetação espontânea  encontrada em quatro locais das cidades do Porto e de Matosinhos e apresenta um arquivo de imagens e informações sobre cada espécie, que dá resposta às perguntas: Que plantas são estas? Onde se podem encontrar? Como se identificam? Que partes se podem comer? Como se cozinham?

Uma compilação e um guia prático, a Recoletora constitui-se como um arquivo para os saberes que nos ligam à rede viva que anima e alimenta o planeta: do reconhecimento das espécies e dos seus habitats aos locais de recoleção, das partes comestíveis às receitas que as tornam saborosas e nutritivas.

Combined Shape

Navigation