Entrada > Notícias > Abordagem científica ao design: a Hochschule für Gestaltung-Ulm
Publicado em: 09 Março 2017

Abordagem científica ao design: a Hochschule für Gestaltung-Ulm

Apresentação da investigação de Doutoramento da Doutora Isa Clara Neves.

No próximo dia 22 de março, a Doutora Isa Clara Neves estará nas instalações da ESMAD para apresentar a investigação de Doutoramento, subordinada ao tema “abordagem científica ao projeto numa perspetiva computacional da Arquitetura”.

A investigação de Doutoramento centrou-se na relação do design com a tecnologia digital depois de 1945 até ao final do século XX, revelando e refletindo sobre alguns dos contextos culturais, históricos e tecnológicos que influenciaram a emergência de uma perspetiva computacional no design, enquadrando-se no ramo de Teoria e História da Arquitetura e do Design.

A dissertação pretendeu questionar e demonstrar a relevância do projeto pedagógico da Hochschule für Gestaltung em Ulm, na Alemanha (1953-1968), no contexto da análise de métodos científicos associados ao projeto, ainda sem utilização de computadores, argumentando que nesta Escola, através das ideias desenvolvidas por três professores, criaram-se fundamentos que estão na base das abordagens computacionais no design.

O evento realizar-se-á no âmbito do Mestrado em Design.