A ESMAD e o Departamento de Artes da Imagem estão de parabéns. Em sequência do processo de acreditação condicional iniciado em 2022, os ciclos de estudo do Mestrado em Cinema e Fotografia e da Licenciatura em Cinema e Audiovisual foram alvo de um conjunto significativo de melhorias, implementadas a partir das recomendações da Comissão de Avaliação Externa (CAE).
Essas recomendações incidiram sobre diversas áreas fundamentais, nomeadamente o reforço do corpo docente, a produção científica e artística, a promoção dos ciclos de estudo, o plano curricular, o desenvolvimento de parcerias e protocolos, a mobilidade internacional, bem como as instalações, equipamentos e estruturas de apoio.
No Mestrado em Cinema e Fotografia, a avaliação da implementação destas recomendações esteve a cargo da Comissão de Autoavaliação, constituída por Carlos Filipe Ribeiro Duarte Martins, Coordenador de Curso e PEP; Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira, Diretora do Departamento de Artes da Imagem; Luís Filipe Pereira Ribeiro, Docente do Curso; João Paulo Moreira Gomes, Representante dos Não Docentes; Maria Beatriz Lopes Cerqueira (40240487), Representante dos Estudantes; e Nicole Gomes Gonçalves (40200019), Representante dos Alumni.
Na Licenciatura em Cinema e Audiovisual, a Comissão de Autoavaliação integrou Manuel Eduardo dos Santos Taboada, Coordenador de Curso e PEP; Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira, Diretora do Departamento de Artes da Imagem; José Nuno de Abreu Tudela de Almeida Dias, Docente do Curso; João Paulo Moreira Gomes, Representante dos Não Docentes; Francisco José Sequeira Cardoso de Freitas (40230150), Representante dos Estudantes; e Catarina Isabel de Jesus e Silva (40220377), Representante dos Alumni.
Um trabalho exigente e profundamente empenhado, que permitiu uma reflexão sistematizada sobre a implementação das recomendações e a evolução dos ciclos de estudo ao longo dos últimos anos, nas dimensões pedagógica, organizacional e técnico-científica.
A acreditação por seis anos do Mestrado em Cinema e Fotografia e da Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela A3ES reforça a ESMAD como uma instituição de referência no ensino do cinema, da fotografia e do audiovisual, consolidando a sua competitividade no contexto do ensino superior público na área das Artes da Imagem.
