Entrada > Notícias > "Alcântaras — O som é um sistema" recebe apoio da DGARTES
Publicado em: 02 Dezembro 2021

"Alcântaras — O som é um sistema" recebe apoio da DGARTES

O projeto de Cesário Alves e Ramusyo Brasil recebeu o apoio à internacionalização por parte da DGARTES.

O projeto Alcântaras — O som é um sistema, de Ramusyo Brasil (Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais, Politécnico de Bragança) e Cesário Alves (uniMAD/ESMAD/P.PORTO) foi aprovado na candidatura aos apoios à internacionalização da DGARTES. Este apoio da Direção Geral das Artes permitirá levar o projeto à Universidade de Málaga, Espanha, em 2022.

Alcântaras, como o nome sugere (ponte, em árabe), propõe a criação de pontes que conectam temporalidades e tecnologias dispersas, mas com uma mesma matriz: a territorialidade e a etnicidade partilhada. Um certo Estado de Natureza das matérias vivas que reclama, mais do que uma oposição ao Estado de Direito, determinada Ecologia dos Saberes. Uma palmeira ao vento, uma música que se espraia na brisa da maré... Ao conectar imagem e som, tecnologias ancestrais e emergentes, natureza e cultura, corpo e som, queremos dar a ver o som que emerge do vento e as imagens auscultadas pela luz, ambas em etéreo movimento vibracional.

Alcântara, no Maranhão - Brasil, que outrora foi palco do desenvolvimento comercial das lavouras de algodão, hoje pulsa as radiolas de reggae e o tambor de crioula advindos das comunidades quilombolas que se criaram durante e após o fim da época colonial. Tais comunidades são espaços de resistência e manutenção de práticas muito refinadas de um arcabouço cultural que envolve religiosidade, estéticas da existência e políticas do corpo. Essa é um pouco da síntese que mostraremos, pequenos excertos cintilantes/sonoros de um amálgama forte da cultura preta, recôndita numa reentrância do litoral do Maranhão.

Fotografia da performance em Montemor-o-Novo que decorreu a 26 de novembro 2021.

Combined Shape

Navigation