Entrada > Notícias > Livro de Miguel Proença na shortlist do First Book Award
Publicado em: 01 Março 2019

Livro de Miguel Proença na shortlist do First Book Award

O livro de Miguel Proença, alumni da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, está nomeado para o First Book Award.

Miguel Proença, alumni da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, está na shortlist do First Book Award, um “prémio de publicação aberto a fotógrafos que nunca tiveram um livro publicado por uma editora”.

Este prémio é promovido pela conceituada editora MACK. O painel de jurados deste ano inclui Sarah Allen (curadora assistente do Tate Modern), Emma Bowkett (diretora de fotografia da Financial Times Weekend Magazine), Stanley Wolukau-Wanambwa (fotógrafo e escritor), Polly Fleury (diretora de projetos especiais no Wilson Centre for Photography) e Michael Mack (publisher da MACK).

O livro selecionado tem por título The Buzzer e, segundo a sua sinopse, “examina a identidade mutável do espaço pós-soviético. Ao revisitar a minoria de língua russa espalhada ao longo dos estados bálticos, questiona o sentido de pertença. Mas também investiga como a desinformação e o soft-power são usados para manipular e consistentemente recuperar a influência nos antigos territórios.”

O título do projeto fotográfico que dá origem ao livro foi adaptado “da estação de rádio de ondas curtas da rede russa do Distrito Militar Ocidental”.