Entrada > Notícias > "Da Produção Cinematográfica à Animação Performativa" na CONFIA
Publicado em: 26 Outubro 2020

"Da Produção Cinematográfica à Animação Performativa" na CONFIA

Marcello Ferreira, alumni da Licenciatura em Multimédia, apresentou o seu artigo científico na 8.ª edição da Conferência Internacional em Ilustração e Animação.

Marcello Ferreira, alumni ESMAD, apresentou no dia 24 de outubro de 2020, o artigo científico “Da Produção Cinematográfica à Animação Performativa”, na oitava edição da CONFIA 2020 — Conferência Internacional em Ilustração e Animação. O artigo está publicado no livro de atas da conferência que é indexada pela Clarivate Analytics Conference Proceedings Citation Index (CPCI).

O artigo descreve o processo de desenvolvimento de uma das personagens da curta-metragem Animata, desde a ilustração até a animação em 3D. Neste processo são referidos processos de design e conceitualização, modelação 3D e apresenta alguns contextos para a animação de personagens.

Animata foi o projeto final da Licenciatura em Multimédia de Marcello Ferreira. Trata-se de uma curta-metragem de animação experimental, que mistura técnicas de motion capture em 2D e 3D. A proposta do projeto era explorar as relações entre o cinema de animação tradicional e as tecnologias multimédia emergentes.

Com este artigo pretende-se incentivar a exploração de diferentes técnicas e a animação experimental independente. Todo o processo foi documentado e está disponível no Facebook e Instagram.