Entrada > Notícias > 4º aniversário da ESMAD
Publicado em: 26 Maio 2020

4º aniversário da ESMAD

A Escola de Media Artes e Design do Politécnico do Porto celebra a 27 de maio o seu quarto aniversário

Celebramos hoje a resiliência preservando o futuro de um projeto criativo.

Os atuais desafios exigem à ESMAD preparar-se, continuando a promover uma cultura de abertura e pluralidade, recriando as suas áreas de especialização respeitando a exigência de segurança do ensino presencial e, reorganizando, também, a formação superior, não presencial. Pretendemos elevar um pensamento crítico, artístico e tecnológico, um pensamento científico e profissional com a participação da reflexão dos nossos estudantes. Um pensamento que ajude a construir, a descobrir, a combater os obstáculos impostos pelo COVID-19, porque este será também o nosso desafio para o ano letivo de 2020/21.

Uma oportunidade de reflexão mais atenta e apropriada sobre a organização da Escola e a utilização mais efetiva dos seus recursos e capacidades, por parte das estruturas de apoio dos serviços do Instituto Politécnico do Porto em articulação com a prossecução da missão da Escola Superior de Media Artes e Design, sobretudo, na conclusão do investimento na candidatura a projetos, nos equipamentos e nas infraestruturas fundamentais para que os novos espaços e a oficina de design possam contribuir, ainda com maior eficiência e efetividade para o progresso científico e tecnológico nacional dos nossos estudantes e para o acolhimento de um número vasto de estudantes internacionais.

O dia 27 de maio, aniversário da ESMAD, vai ser comemorado para espelhar a atividade incondicional de um histórico recente, por um lado, do que se tem feito desde a criação da escola em 2016 e, por outro lado, relembrar os percursos traçados por todos os cursos que fazem parte desta história.

Em outubro de 2020, voltaremos a encontrar-nos no Campus 2 do P.PORTO, entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, para nos reunirmos nas comemorações do dia da escola. Nesse mês, na receção aos novos estudantes, mostraremos o percurso dos 20 anos da Licenciatura de Design e celebraremos a acreditação da Licenciatura de Tecnologia de Sistemas de Informação para a Web por seis anos. O programa das comemorações vai ser levado a cabo, ao longo dos próximos meses, através da exibição online da exposição de finalistas R-AVE, do lançamento da plataforma do Projeto com trabalhos dos finalistas dos anos anteriores, e da divulgação dos prémios de mérito e dos seus regulamentos lançados pelas várias empresas e instituições locais a que os estudantes se poderão candidatar. Convidaremos para breves depoimentos os nossos membros do Conselho de Escola (Mário Augusto, Jornalista/RTP, Carlos Coelho, Presidente Ivity, Álvaro Teixeira, Responsável Museu Alberto Sampaio, CM de Santo Tirso, Artur Pimenta Alves, Professor Doutor INESC/FEUP, Lurdes Alves, Vice-Presidente CM Vila do Conde, Luís Diamantino, Vice-presidente CM da Póvoa de Varzim, Beatriz Oliveira CEO BindTuning entre outros membros internos) para divulgação na comunidade. Outras atividades, promovidas pelos Departamentos da ESMAD, nomeadamente Artes da Imagem, Design, Informática e Multimédia, serão anunciadas.

O recente percurso da ESMAD é invejável, pois, devemos relembrar-nos que a Escola alcançou resultados excelentes, desde a sua criação em 2016, tanto no acesso dos estudantes, com 100% de vagas preenchidas na 1.ª fase, todos os anos, como nas médias elevadas de acesso a vários cursos. Em 2019/20, a Escola abriu dois novos CTeSP’s e, quer nesse ano, quer neste, foram preenchidas todas as vagas, assim como no Ano Zero. Em 2020/21 abrirão mais dois novos CTeSP’s em Design Mobiliário e Design de Modelação e Prototipagem em Ourivesaria (parceria com outras UO do P.PORTO e a Cindor), dois cursos aguardados com expectativa, exigindo de nós um trabalho de qualidade e excelência.

O reconhecimento externo de empresas e de instituições profissionais contribuiu de forma inequívoca para a continuidade de progressão dos nossos estudantes e alumni. Os nossos estudantes receberam inúmeros prémios especializados não só na dimensão artística, mas também na inovação. Os docentes demonstraram um envolvimento regular em vários projetos de pesquisa, bem como, no desenvolvimento de vínculos permanentes com os municípios (desde Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Esposende, Matosinhos, entre outras), empresas ou associações, o que tem estreitado o clima de relações na comunidade, permitindo-nos o prazer de responder com qualidade e profissionalismo aos desafios mais exigentes.

Pessoalmente, tenho orgulho de representar esta escola, de fazer parte de um ambiente desafiador e exigente numa altura em que todos tivemos de nos adaptar aos estados de emergência e de calamidade, impostos pelo COVID-19, com subsequentes exigências do governo. Do nosso permanente esforço em contribuir para a evolução da ESMAD podemos esperar novos cursos, novas oportunidades e sucesso contínuo, pois temos um lugar fundamental no desenvolvimento artístico, tecnológico, científico e prometedor nas Artes, no Design, na Web e nos Media.

Olívia Marques da Silva