Entrada > Notícias > Apresentação da Residência Artística
Publicado em: 28 Abril 2017

Apresentação da Residência Artística

De 22 a 30 de abril e de 5 a 15 de maio, o município da Póvoa de Varzim recebe as Residências Artísticas, um projeto da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A apresentação deste protocolo teve lugar, ontem à tarde, no Cine-Teatro Garrett e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, da Presidente da Comissão Instaladora da ESMAD, Olívia Marques da Silva e da Coordenadora do Mestrado de Comunicação Audiovisual, Maria João Cortesão.

O projeto, integrado no Mestrado de Comunicação Audiovisual, visa o desenvolvimento de criações fotográficas e cinematográficas, que têm como essência a história, a paisagem, a cultura e a população da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira sublinhou a importância deste tipo de registos históricos para a preservação do que de melhor tem a Póvoa, “as suas pessoas tão singulares” e o seu património paisagístico. O Presidente do Município valorizou ainda a ideia de os alunos documentarem as festas de São Pedro, que considera “uma marca distinta da Póvoa”. “Por mais que a Câmara invista no São Pedro, são as pessoas e os bairros que lhe dão alma. Sem eles, seria apenas uma festa vulgar".

Maria João Cortesão destacou a “forte cumplicidade com as gentes da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, algo que é importante para a Escola". Já Olívia Silva, destacou o papel de Aires Pereira, cuja “forte vontade demonstrada desde o primeiro momento tornou possível o nascimento deste projeto”.

A Presidente da CI ESMAD agradeceu igualmente a Ken Grant, docente na Universidade de Ulster (Belfast), e à premiada realizadora Catarina Mourão por aceitarem o repto das Residências Artísticas. A terminar, sublinhou que “os filmes existem para serem visualizados e não para ficarem nas prateleiras da Escola”, pelo que é fundamental que estes “sejam feitos para serem vistos e reconhecidos por todos”.

Os trabalhos finais serão exibidos a 28 de julho no Cine-Teatro Garrett sendo, igualmente, publicado um catálogo ilustrativo da residência.

O reconhecimento dos projetos desenvolvidos no âmbito das Residências Artísticas da Escola Superior de Media Artes e Design tem, anualmente, alcançado vários prémios e distinções. Entre 2015 e 2017 os mestrandos que participaram nas Residências foram inúmeras vezes distinguidos, destacando os Prémios Fantasporto, os Prémios Sophia e os Jovens Criadores.