Entrada > Notícias > ArtTrail Projeto Educativo | Atkinson Museum
Publicado em: 04 Julho 2023

ArtTrail Projeto Educativo | Atkinson Museum

O Atkinson Museum, em colaboração com a Tate, a ESMAD e a FBAUP inauguraram o projeto que pretende transformar o espaço urbano do Porto e Vila Nova de Gaia.

Inaugurou ontem, dia 3 de julho de 2023, o Arttrail Projeto Educativo, um projeto colaborativo, coordenado pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Museu Atkinson e a Tate, que visa promover a criatividade, o intercâmbio cultural e a educação.

Sob o pretexto da exposição “The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art – uma coleção da TATE Gallery - no Museu Atkinson, em Vila Nova de Gaia, pretende-se uma extrapolação da exposição em ambiente urbano nas cidades do Porto e Vila Nova Gaia, muito próximos das margens do rio que estas duas cidades partilham.

Com a colaboração dos estudantes da pós-graduação em Design de Interiores e Espaços (ESMAD) e dos estudantes da Licenciatura em Desenho (FBAUP), o projeto incorpora a fusão entre o saber-fazer artístico e a materialização de espaços e estruturas construídas. Cada equipa combinou a arte da instalação com experiências de realidade aumentada, fundindo o mundo físico e o digital. Esta abordagem intensifica a interação com as obras de arte, oferecendo aos visitantes uma combinação dinâmica entre formas de arte tradicionais e contemporâneas.