Entrada > Notícias > CINANIMA na ESMAD
Publicado em: 25 Outubro 2023

CINANIMA na ESMAD

A Escola Superior de Media Artes e Design recebe o warm up do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

A Escola Superior de Media Artes e Design associa-se, mais uma vez, ao CINANIMA nas Universidadesiniciativa que leva 32 curtas-metragens, do melhor do cinema de animação, até 17 instituições portuguesas do ensino superior.

A edição de 2023, que terá lugar no dia 30 de outubro, pelas 14h30, no auditório Luís Soares, apresenta três sessões: Premiados CINANIMA 2022 e programas de curtas oriundos de duas escolas superiores de arte europeias: a KASK, em Ghent (Bélgica) e a HKU, em Utrecht (Países Baixos).

Na secção de Premiados Cinanima destaque para as exibições do filme ‘Bestia’, do chileno Hugo Covarrubias, que arrebatou o Grande Prémio do CINANIMA e que esteve indicado para o Oscar de melhor curta-metragem de animação. Merecem também destaque as curtas ‘Curiosa’, de Tessa Moult-Milewska, do Reino Unido – vencedor do Grande Prémio CINANIMA 2022 na Competição Internacional Obras de Estudantes -, ‘Um Homem Pequeno’, curta francesa de Aude David e Mikaël Gaudi que conquistou o Prémio Especial do Júri e ‘Duo’ - a curta-metragem portuguesa que arrecadou o prémio de jovem cineasta português -, de João Levezinho.

A sessão dedicada à KASK & Conservatorium é pautada pela diversidade na abordagem. Entre as várias propostas, destacamos ‘Danse Macabre, uma viagem que nos leva até às ruínas de uma catedral onde alguns esqueletos saem da sepultura para dançar. Niebla transporta-nos para um lugar onde o tempo e o espaço desaparecem, deixando fragmentos de sons e imagens de uma história, de um sonho ou de uma memória. 3 Women apresenta o percurso e o mundo distópico de três mulheres e Dutchgaria enquadra as aventuras de uma rapariga francesa que acaba de se mudar para um país chamado Dutchgar, onde se depara com as dificuldades de adaptação a uma língua desconhecida e aos habitantes locais.

Na sessão dedicada à HKU: Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, apresentam-se filmes de fim de curso, com diferentes técnicas de animação. Desde a história do sol que quer fazer crescer as flores, ‘Blooming Sun, às vidas anteriores de uma borboleta, em ‘Forever a Kid, passando por um escavador de iscos, em ‘Tides e a história de um paraíso perdido, ‘Paradise Lostonde a luz desempenha o papel principal, vamos encontrar uma multiplicidade de linguagens, contextos e narrativas.

Esta iniciativa, de entrada livre, é um grande momento de disseminação cultural e precede a 47.ª edição do CINANIMA, que irá acontecer de 13 a 19 de novembro, em Espinho.