Entrada > Notícias > Exposição CONTRAST
Publicado em: 22 Setembro 2023

Exposição CONTRAST

Exposição e mesa redonda na Casa das Artes, no Porto.

A exposição CONTRAST - Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design inaugura no dia 27 de janeiro de 2023, pelas 17h30, na Casa das Artes (Porto), seguindo-se uma mesa-redonda.

A abertura da exposição contará com a presença de Laura Castro (Direção-Regional de Cultura Norte), e a mesa-redonda, moderada por Pedro Leão Neto (FAUP), contará com a presença de Carlos Lobo (EA.UCP), José Carneiro (FBAUP), José Maçãs de Carvalho (DARQ-UC), Olívia da Silva (ESMAD) e Rui Lourosa (ESAP).

A mesa-redonda tem como objetivo "debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia". A partir da publicação pretende-se, em particular, analisar "estratégias diversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma poderão gerar pontes entre as várias áreas disciplinares nas quais a fotografia está presente e, ainda, ajudar a repensar o real".

A exposição resulta de uma seleção dos trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas no projeto, "permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online".