Entrada > Notícias > CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior
Publicado em: 07 Março 2022

CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior

No dia 28 de março, na Casa Comum, decorre a mesa redonda — lançamento e apresentação da publicação “Contrast: A Fotografia no Ensino Superior”.

A Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto) vai receber, no próximo dia 28 de março, pelas 18h30, a sessão de lançamento e apresentação da publicação "CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior".

O evento contará com a presença de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U. Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições), que irá abrir a mesa. A apresentação do livro estará a cargo de Delfim Sardo (Professor, Curador e Ensaísta) seguindo-se uma breve intervenção de Raquel Paulino (Diretora do MIArq FAUP) salientando a oportunidade da publicação e o lugar da fotografia na formação em Arquitetura. Entraremos então no período do debate, moderado por Pedro Leão Neto (FAUP) e Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD/P.PORTO), coordenadores editoriais do volume. Este lançamento contará ainda com a presença de diversos autores que foram convidados a escrever sobre CONTRAST, bem como dos editores que representam as 10 instituições de Ensino que integram esta publicação: AR.CO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT.

Depois das intervenções dos autores convidados, o debate em torno dos textos do volume será alargado aos colegas das instituições participantes para que possam partilhar as suas estratégias de ensino da fotografia e comentar os trabalhos dos estudantes.

O objetivo do evento é debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia. Pretende-se, em particular, que a partir da publicação se analisem estratégias diversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma poderão gerar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, e ainda ajudar a repensar o real

SOBRE O PROJETO

O projeto CONTRAST conta com a experiência consolidada de dez escolas do ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT. Através de diversos projetos, investigação e iniciativas, bem como da experiência editorial da Cityscopio, assegura uma forte estratégia integrada e complementar de ensino, investigação e comunicação sobre fotografia, nomeadamente através da organização de conferências, debates, exposições, projetos, cursos /workshops e publicações em livro que expandem a fotografia a outras áreas disciplinares.

O projeto foi selecionado para financiamento no concurso de apoio a projetos criação e edição da DGARTES. Tem uma coordenação conjunta em parceria com a Associação Cultural Cityscopio, a ESMAD/uniMAD e a FBAUP/i2ADS, sendo liderada pela FAUP através do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado do Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU).