Entrada > Notícias > Contributo do Design para a Renda de Bilros
Publicado em: 01 Abril 2019

Contributo do Design para a Renda de Bilros

Contributo do Design para a Renda de Bilros é o nome do projeto desenvolvido por Thayenne Moura, uma colaboração entre a ESMAD, o Museu de Rendas de Bilros de Vila do Conde e a Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde.

"Contributo do Design para a Renda de Bilros — Dos elementos decorativos da renda tradicional para o corpo" é o projeto de Thayenne Moura.

Thayenne Moura, estudante de Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais foi recebida pela Escola Superior de Media Artes e Design, para desenvolver um trabalho de carácter prático integrado no projeto de investigação — "Rendas de Bilros, Design e Sociedade" a ser desenvolvido na Unidade de Investigação de Media Artes e Design (uniMAD), com a coordenação de Olívia Marques da Silva, Presidente da ESMAD e Soraia Teixeira, docente do departamento de design.

A estudante fez um levantamento teórico sobre a técnica e o uso doméstico e eclesiástico das rendas de bilros em Portugal e no Brasil e como resultado prático apresenta o projeto "Panos", uma coleção de três peças executadas pela própria. Estes objetos surgem a partir dos panos decorativos "naperons", que por norma são usados como base decorativa de outras peças, dos chamados "adornos", mas que agora passam a ser usados pelo corpo como forma de o enaltecer e de o decorar.

O presente projeto foi desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Media Artes e Design, o Museu de Rendas de Bilros de Vila do Conde e a Escola de Rendas de Bilros de Vila do Conde.

As fotografias do projeto são da autoria do professor Luís Ribeiro.