Entrada > Notícias > Dentro e Fora da Tabela Periódica
Publicado em: 05 Julho 2019

Dentro e Fora da Tabela Periódica

ESMAD no concurso/exposição Tabela Periódica: para além dos 150 anos, no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica

O Instituto Superior de Engenharia do Porto, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, promovem o concurso/exposição Tabela Periódica: Para além dos 150 anos, no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos elementos químicos de Dmitri Mendeleiev.

A Escola Superior de Media Artes e Design submeteu uma candidatura através da uniMAD — unidade de investigação da ESMAD, com a coordenação do diretor do departamento de multimédia, João Azevedo, e optou por uma estratégia tecnológica.

O projeto desenhado desenvolve o acesso à informação da Tabela Periódica, usando uma aplicação adequada para a construção da realidade virtual. Assim, a tabela ultrapassa a dimensão bidimensional de tabela gráfica e assume uma estrutura arquitetónica de edifício tridimensional. Não se pretende que a interação entre a aplicação e o público se reduza a uma atividade de jogo. A dimensão lúdica, apesar de presente, é apenas um estímulo ao cognitivo e ao saber para todas as faixas etárias.

Neste projeto, a Tabela Periódica, à qual todos os elementos pertencem, e que, na sua versão definitiva, se iluminarão de forma distinta, exibe a informação essencial na fachada e esconde, no interior, a informação adicional. O grande edifício, mais do que uma biblioteca arquivo de informações, é um labirinto de dados, estruturalmente linkados. No edifício onde habita a tabela, o símbolo, o nome, a caracterização, a descrição e a estrutura narrativa que localiza o elemento no seu decurso, na atualidade e no eventual devir, são apoiados por representações visuais.

A cerimónia de entrega de prémios decorre no XXVI Encontro Nacional da SPQ, que se realiza em julho, no Porto. Por sua vez, a exposição dos trabalhos vencedores decorre entre os meses de setembro e dezembro.