Entrada > Notícias > Dentro e Fora da Tabela Periódica
Publicado em: 29 Julho 2019

Dentro e Fora da Tabela Periódica

A Escola Superior de Media Artes e Design obteve o 2.º lugar no concurso "Tabela Periódica: para além dos 150 anos", conduzido pela Sociedade Portuguesa de Química

A Escola Superior de Media Artes e Design obteve o 2.º lugar no Concurso “Tabela Periódica para além dos 150 anos, conduzido pela Sociedade Portuguesa de Química, na comemoração dos 150 anos no IYPT, no passado dia 26 de julho.

Esta participação deve-se ao envolvimento total da equipa do projeto da uniMAD “Dentro e Fora da Tabela Periódica” na construção de um trabalho que designou como “Tabela Periódica em Realidade Virtual”, levando a equipa a congratular-se com o reconhecimento do seu trabalho.

A equipa inclui João Azevedo como coordenador do projeto (membro colaborador da uniMAD do departamento de Multimédia), o Eng. químico José Manuel Miranda da Mota (membro convidado da uniMAD), Luís Manuel Félix Alípio (membro colaborador da uniMAD do departamento de Multimédia), o designer Gil Maia (membro convidado da uniMAD), Adriana Baptista (membro integrado da uniMAD do departamento de Artes e Imagem) e  Hugo Alexandre Saraiva Lopes (estudante do 1.º ano na L. Multimédia).

O projeto desenhado desenvolve o acesso à informação da Tabela Periódica, usando uma aplicação para a construção da realidade virtual. Assim, a tabela ultrapassa a dimensão bidimensional de tabela gráfica e assume uma estrutura arquitetónica de edifício tridimensional. Não se pretende que a interação entre a aplicação e o público se reduza a uma atividade de jogo. A dimensão lúdica, apesar de presente, é apenas um estímulo ao cognitivo e ao saber para todas as faixas etárias.

Neste projeto, a Tabela Periódica, à qual todos os elementos pertencem, e que, na sua versão definitiva, se iluminarão de forma distinta, exibe a informação essencial na fachada e esconde, no interior, a informação adicional. O grande edifício, mais do que uma biblioteca arquivo de informações, é um labirinto de dados, estruturalmente linkados. No edifício onde habita a tabela, o símbolo, o nome, a caracterização, a descrição e a estrutura narrativa que localiza o elemento no seu decurso, na atualidade e no eventual devir, são apoiados por representações visuais.