Entrada > Notícias > Direitos de Autor: a academia, o espaço público e o espaço privado
Publicado em: 20 Abril 2018

Direitos de Autor: a academia, o espaço público e o espaço privado

"Direitos de Autor: a academia, o espaço público e o espaço privado", realiza-se no âmbito das comemorações do Dia do Livro e do Direito do Autor, na biblioteca da Escola Superior de Media Artes e Design.

No próximo dia 23 de abril de 2018, às 15.00 horas, realiza-se a atividade que se insere nas Comemorações do Dia do Livro e do Direito do Autor, no âmbito da parceria entre o MCTES e o Plano Nacional de Leitura.

A iniciativa promove momentos de leitura de textos de tipologias diversificadas e apresenta uma mesa redonda, com três oradoras convidadas Anabela Novais, Patrícia Nogueira e Anna Almeida, que apresentarão e debaterão realidades adstritas ao tema plural dos Direitos de Autor, analisando-o à luz de reflexões sobre plágio, sobre atividades de transdução (nomeadamente da literatura para o cinema) e sobre o âmbito de práticas artísticas de Found footage.

Programa

Anabela Novais é licenciada em Gestão do Património com Pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação. Exerce a sua atividade profissional na Unidade de Transferência de Informação e Conhecimento do Campus 2 do Politécnico do Porto.

Patrícia Nogueira (Porto, Portugal) realiza e produz documentários e trabalha regularmente com outros realizadores, tanto em ficção como documentário. Leciona na Escola Superior de Media Artes e Design (P.PORTO) e no Instituto Universitário da Maia. Atualmente, aguarda a defesa do grau de doutoramento em Media Digitais do Programa Internacional da Universidade do Texas, Austin-Portugal. A sua tese centra-se no espectador do documentário interativo, foi desenvolvida enquanto investigadora convidada do National Film Board do Canadá e foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É mestre em Cinema Documental pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (P.PORTO).

Anna Almeida, nasceu em 1989, em Castelo Branco. Interessa-se por fotografia, cinema e, em particular pelo cinema documental. Licenciada em Ciências da Comunicação (UBI, Covilhã), cursa Realização em Cinema e Televisão (ETIC, Lisboa): Ruas Paralelas (2012) de natureza documental e experimental obtém o Prémio Sophia Estudante - 1º Lugar na categoria de Documentário e Kalopsia (2013-204) - (Instalação vídeo e som na Plataforma Revólver, Lisboa). Transeunte realizado em 2015, na residência artística do Mestrado em Comunicação Audiovisual, esteve em exibição na Seleção Ensaios do festival Caminhos do Cinema Português, edição 2016. Integrou um painel de discussão no Alternative Film/video Festival, em Belgrado (2016), no qual apresentou parte da sua dissertação sobre Found Footage e o Documentário, e o seu filme ensaio Tanto Chão (2016) do Mestrado em Cinema Documental.