Entrada > Notícias > Docente Ricardo Queirós colabora em 2 novos projetos europeus
Publicado em: 21 Maio 2021

Docente Ricardo Queirós colabora em 2 novos projetos europeus

Os projetos Erasmus+ tem como objetivo melhorar o ensino da programação de computadores.

Ricardo Queirós, docente e diretor da uniMAD da Escola Superior de Media Artes e Design e investigador do CRACS & INESC TEC, colabora em dois projetos financiados pelo programa da União Europeia Erasmus+, cujo objetivo é desenvolver novas ferramentas que suportem o ensino das ciências da computação, contribuindo para a melhoria da aprendizagem da programação.

O JuezLTI e o FGPE Plus são os dois projetos financiados, cuja liderança é do I.F.P. CARLOS III (Espanha) e da Uniwersytet Szczeciński (Polónia), respetivamente.

O projeto JuezLTI (Automatic assessment of computing exercises using LTI standard) tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de apoio ao ensino das ciências da computação. A ferramenta permitirá a avaliação automática de exercícios de programação, bases de dados e linguagens de marcação, e vai também fornecer um conjunto de problemas e formação orientada e adaptada aos níveis de ensino profissional e universitário.

O FGPE Plus (Framework for Gamified Programming Education) tem como objetivo principal aumentar o potencial educacional da framework FGPE (desenvolvida num projeto Erasmus+ anterior) durante a pandemia COVID-19, permitindo o seu uso em plataformas LMS populares, melhorando a experiência de seus utilizadores móveis, fornecendo melhor suporte para professores que tentam aplicar a gamificação nos seus próprios cursos de programação e estender a base de exercícios de gamificação prontos a usar. Espera-se que as ferramentas desenvolvidas neste âmbito tenham impacto na melhoria e na experiência de aprendizagem dos alunos.