Entrada > Notícias > Encontros de Imagem - CERIMÓNIA OFICIAL DE ABERTURA DOS ENCONTROS DA IMAGEM
Publicado em: 05 Novembro 2018

Encontros de Imagem - CERIMÓNIA OFICIAL DE ABERTURA DOS ENCONTROS DA IMAGEM

A Cerimónia Oficial de Abertura será na terça feira, 20 de Setembro, no Mosteiro de Tibães.

MEMORY LAB OF HAPPINESS

Memory Lab of Happiness é o resultado da open call lançada no início de 2016, e que procurou descobrir os trabalhos mais recentes e relevantes sobre memória e felicidade na nossa sociedade contemporâena. Os Encontros da Imagem prosperam ao encontrar as novas vozes da Fotografia e encontramos 21 autores, entre mais de 300 candidaturas vindas de cerca de 15 países, que provaram ter a abordagem mais consistente ao tema deste ano.

Os artistas selecionados foram Adrián Portugal, Alexandra Polina, Amy Friend, Andrea & Madga, Catherine Leutenegger, Daniel Laurinc & Zuzana Laurinc Halanova, Eliane Diefenthaeler Heuser, Frederico Malaca, João Ferreira, João António Mota, Julia Borissova, Julia Braga, Kristin Trüb, Laís Pontes, Marta Zgierska, Matías Costa, Rochele Zandavalli, Silke Koch, Sonja Hamad e William Lakin.

Através desta seleção, a Fotografia surge como questionamento da utopia da Felicidade oferecida por religiões e projetos políticos ao longo dos tempos. Os autores aqui presentes, reconfiguram a sua visão de mundo através de imagens incertas, ambíguas e polissêmicas, sendo espelho da instabilidade transparente e da fragilidade do pensamento contemporâneo. A sucessão de imagens seguem os ritmos da crença humana garantindo a navegação pelos caminhos da fragilidade humana.

Consultem o nosso website para mais informações sobre a Memory Lab of Happiness

DISCOVERY AWARD PROJECTION

Parte integrante do Memory Lab of Happiness é a Discovery Award Projection, uma seleção de trabalhos que refletem a procura da felidade, e que será projectado de forma contínua no Mosteiro de Tibães.

Os autores selecionados são Desirée Barros Ferreira, Dimitri Karpidou, Eloísa Ejarque, Fabrizio Bilello, Filippo Menichetti and Martin Errichiello, Francesco Amorosino, Gabriel Carpes, Ana and Sofia Telles, Jana Ritchie, Julie Balagué, Katerina Tsakiri, Kunstsoff (Janosch Boerckel & Tim Dechant), Lise Dua, Magda Kuva, Marco Castelli, Pedro Diogo, Tiago Coelho e Tuany Lima.

UNDER THE SAME SUN

Após a Cerimónia Inaugural no Mosteiro de Tibães, a celebração continua no Convento de São Francisco, um novo espaço ocupado pelos Encontros da Imagem este ano, para inaugurar a exposição Under the Same Sun.

Juntos com a Unidade de Arqueologia, os Encontros da Imagem reconhecem o poder da história e do património e provocam a contaminação de ambos os territórios, ao enriquecer o presente e a inspirar o futuro. Esta colaboração ressalta um compromisso mútuo em contar algumas histórias visuais dos Encontros, em sintonia com a historia  e as transformações vividas pelo Convento de São Francisco de Real.

A exposição é composto pelos trabalhos de Klaus Pichler, This will change your life forever, Georges Pacheco, Amalthée, Roger Guaus, The Hub e Susan Barnett, Not In Your Face

Descubram tudo sobre a edição deste ano dos Encontros da Imagem em encontrosdaimagem.com.