O ciclo de estudos em Fotografia visa a formação qualificada de artistas e fotógrafos dotados de competências e capacidade crítica para desenvolver o discurso fotográfico nas suas diversas vertentes, tanto profissionais como autorais. Nesse sentido aposta-se numa forte componente prática que possibilita a aquisição de competências técnicas e incentiva a experimentação e o desenvolvimento autoral.
A componente teórica visa desenvolver a capacidades discursivas e críticas, bem como uma consciência histórica e política, que incentive nos estudantes uma prática inovadora e desafiante. Face às rápidas e sucessivas transformações no domínio da imagem e, por conseguinte, nos paradigmas da fotografia, o curso apresenta um leque alargado de unidades curriculares que possibilitam a transdisciplinaridade entre a fotografia e áreas que permitem a exploração de outros “media” e formatos que são fundamentais para um discurso fotográfico contemporâneo suportado pelo imprescindível apoio técnico e por infraestruturas e equipamentos de elevada qualidade.
Objetivos:
— Fomentar o estudo e fornecer as ferramentas necessárias para que o estudante tenha a capacidade de desenvolver, a um nível teórico e prático, projetos de cariz profissional com um amplo leque de especificidades técnicas e artísticas;
— Proporcionar um espaço para refletir e problematizar sobre as implicações envolvidas no pensamento, execução, disseminação e comercialização de imagens fotográficas;
— Incentivar o diálogo crítico que promova no estudante a capacidade de argumentar sobre o seu trabalho;
— Estimular a execução de trabalho prático de Fotografia, incluindo trabalho experimental, partindo de metodologias de investigação ancoradas na realidade profissional e artística;
— Dotar o estudante de capacidade de refletir de maneira aprofundada e sistematizada sobre os conceitos e técnicas utilizadas nas diversas aceções da fotografia;
— Aplicar os conhecimentos técnicos e artísticos de produção fotográfica na criação de imagens em áreas profissionais específicas;
— Fornecer competências que permitam aos licenciados a continuação para segundo ciclo em áreas relacionadas.