Entrada > Notícias > Espaço Alumni | Diogo Fernandes
Publicado em: 29 Fevereiro 2024

Espaço Alumni | Diogo Fernandes

Diogo Fernandes, alumnus da Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web, trabalha atualmente na Blip.

Diogo Fernandes é alumnus da Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web e atualmente trabalha como Product Designer, na Blip, uma das principais empresas tecnológicas em Portugal, recentemente cotada na bolsa americana (NYSE) através da empresa-mãe, Flutter Entertainment. Trabalha na área do entretenimento, mais propriamente em produtos de apostas desportivas.

Como Product Designer, colabora diariamente com equipas interdisciplinares, de maneira a converter desafios e problemas únicos em soluções inovadoras, nas plataformas principais deste setor ao nível mundial - Betfair, Paddy Power, Pokerstars, Fanduel, Sky Bet, etc. O seu dia-a-dia passa por desenhar e conceber a visão e ideias/features para produtos através de User Stories, validá-las através de testes de utilizador e implementá-las em conjunto com os programadores. Destaca, igualmente, a importância do seu papel, dado que as plataformas da Blip recebem milhões de utilizadores diariamente, de todos os cantos do mundo, e movimentam milhões de euros em apostas, pelo que tem de ser minucioso na sua ação.

Diogo refere "consigo dizer com toda a certeza que tudo começou quando entrei na licenciatura - sempre tive um gosto pela programação e em descobrir mais sobre tecnologia em geral - e TSIW deu-me todos os recursos necessários para conhecer a área por completo. Comecei inicialmente com o objetivo de seguir uma carreira em programação front-end, mas graças à vasta oferta que o curso nos dá, descobri tudo o que se passava para além do código. Com isto, descobri então o mundo de User Experience e nunca mais olhei para trás".

O alumnus destaca a Unidade Curricular de Ergonomia Cognitiva e Design de Interação (ECDI), "que foi onde o bichinho de UI/UX despertou. As aulas eram extremamente interessantes e falavam do impacto que uma boa interface tinha na experiência do utilizador - o que dava para relacionar com os fundamentos de design também aprendidos no curso. Juntando todas as bases que TSIW me deu, mais o estágio curricular com foco em Business Intelligence, permitiu-me seguir o Mestrado em Multimédia (FEUP), publicando uma tese sobre o impacto de UI e Storytelling em Data Visualization, bem como iniciar a minha carreira profissional através de um estágio na Blip, empresa onde sempre sonhei trabalhar. Até ao momento, continuo na Blip, como Product Designer, e extremamente feliz com a minha posição atual. Nunca me esqueço do que aprendi com TSIW, os meus colegas, professores e a ESMAD!"