Entrada > Notícias > Espaço Alumni | Gilberto Ribeiro
Publicado em: 24 Setembro 2018

Espaço Alumni | Gilberto Ribeiro

Designer e docente na ESMAD, Escola de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, Gilberto Ribeiro recorda os anos de estudante como fundamentais para o seu percurso atual.

Gilberto iniciou a sua formação em Artes Visuais, concluindo mais tarde o curso de Design Gráfico e de Publicidade na extinta ESEIG, curso agora integrado na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto. Seguiu-se o mestrado em Design de Comunicação na ESAD de Matosinhos, onde desenvolveu uma dissertação sobre o White Space no Design de Comunicação.

Evoca os anos de estudante como pioneiros para o real entendimento do que é o design dotando-o de ferramentas para exercer e crescer na profissão, com responsabilidade e autonomia, enfatizando que “a aprendizagem que retiro da minha experiência vai muito além daquilo que é o design em si, sendo uma profunda injustiça limitar isto a um parágrafo.”

Recorda-se como experiência inesquecível dos anos de estudante a organização do ciclo de conferências ARCADA evento dedicado ao Design Gráfico e Industrial, do qual foi co-criador.

Foi um projeto muito pessoal – afirma – mas acima de tudo uma oportunidade de resistência a um discurso de design restrito a Lisboa e Porto. Foi também a oportunidade de legar algo a uma escola que lhe deu muito.

“Desde então” – observa – “os estudantes da ESMAD têm dado seguimento ao projeto com um enorme sentido de compromisso. Os assuntos e as preocupações agora são outros, mas a atitude, o espírito e a nobreza de quem o faz continua tão fresco quanto em 2013. O Arcada é, hoje, deles – conclui – “e não creio que alguma vez tenha sido, de fato, meu”.

Aos futuros licenciados deixa uma única palavra: Compromisso. “poderíamos falar de vários pormenores: curiosidade, honestidade, resiliência, cultura, enfim... mas tudo aquilo que é realmente necessário e que constitui um bom profissional acaba sempre por chegar a um ponto comum, o compromisso. Tudo o resto virá naturalmente.”

O compromisso é uma conceito permanente para Gilberto Ribeiro. Tendo trabalhado como freelancer nos anos de estudante, sente que a transição para o mercado de trabalho foi suave. “Obviamente que as responsabilidades acresceram, a exigência permanece e os tempos de concepção e produção são extremamente reduzidos. A margem de erro é praticamente nula. Mas, - reitera - “havendo um forte compromisso, nada nos limita ao sucesso. Ao fim ao cabo, é tudo isto que nos apaixona e por isso é que fazemos o que fazemos”.

Para além do trabalho da docência na ESMAD, destaca-se a presença do seu trabalho na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de São Francisco, SFMoMA e um interesse constante pelos assuntos do White Space. "A minha relação com o quadro de estudos é tão absoluta e intima quanto com a vida em si. Tudo o que nos rodeia é assunto para o design e educação. Não há grande distância entre a vida pessoal e profissional no meu dia-a-dia".