Entrada > Notícias > Estudante da ESMAD com bolsa de investigação
Publicado em: 26 Junho 2019

Estudante da ESMAD com bolsa de investigação

Mariana Fidalgo é estudante do segundo ano de Design e integrou a Bolsa de Investigação Científica e Desenvolvimento do Politécnico do Porto/Banco Santander Totta

Mariana Fidalgo, é estudante do 2.º ano de Design Gráfico e de Publicidade. Como Bolseira — Perfil B, integrada no Plano de Bolsas de Investigação Científica e Desenvolvimento do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander Totta, teve um papel ativo no desenvolvimento da 2.º edição da conferência Involve.

A bolsa desenrolou-se num espaço de quatro meses em que passou por várias etapas entre as quais "pesquisa de designers e empresas na área do Porto, uma investigação mais aprofundada sobre o público-alvo da futura conferência Involve, uma recolha de técnicas manuais e digitais e a execução da identidade e imagem gráfica da conferência". A orientadora da sua bolsa foi Ana Rita Coelho, professora e coordenadora do Mestrado de Design, que teve um papel fundamental no decorrer da bolsa.

A estudante confere que esta bolsa de investigação foi gratificante para o seu percurso, uma vez que "como aluna de Design Gráfico e Publicidade a envolvência neste projeto foi muito enriquecedora, isto porque trabalhei num projeto real e passei por várias atividades até chegar ao desenvolvimento da imagem da Involve. Posso afirmar com toda a certeza que enquanto aluna bolseira, esta atividade permitiu-me desenvolver e melhorar as minhas capacidades no que toca à compreensão e investigação de públicos-alvo, bem como nas estratégias de Design de Comunicação".

Mariana, acrescenta ainda que toda a exploração deste tema proporcionou uma melhoria nos seus métodos de trabalho pois a pesquisa e compreensão de públicos-alvo foi crucial para a execução de toda a imagem gráfica do II Involve. No que concerne ao design, à execução do design institucional e à divulgação do evento, "retiro uma melhoria nas minhas competências dentro do Design de Comunicação e também uma evolução muito positiva na minha rapidez para resolver problemas".