Entrada > Notícias > Fábio Silva recebe Menção Honrosa em Concurso de Fotografia
Publicado em: 02 Maio 2022

Fábio Silva recebe Menção Honrosa em Concurso de Fotografia

Fábio Silva, estudante da Licenciatura em Fotografia, recebeu uma Menção Honrosa no Concurso de Fotografia promovido pela Universidade de Coimbra.

Fábio Silva, estudante do 1.º ano da Licenciatura em Fotografia, recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica: "UrbanAct. Imagens de Ação e Ativismo Ambiental na Cidade", promovido pela Universidade de Coimbra.

O estudante apresenta o projeto "#fridaysforfuture", que absorve o nome do Movimento Greve Climática Estudantil – Fridays for Futureum retrato de Greves Climáticas, que aconteceu na cidade do Porto, onde ativistas marcharam e protestaram por uma mudança no cenário climático que tem por base (e causa) principal o capitalismo, o foco no lucro, e não a qualidade e futuro do planeta.  Manifestaram-se apresentando soluções ecológicas viáveis em diversas áreas que urgem salvação falando em descarbonização, recusa às minas de lítio, melhorias de sistemas de transportes públicos, dessalinização, entre outros.

Segundo Fábio Silva "sendo a fotografia também uma forma de participação e de intervenção, procurei retratar e espelhar a força destes ativistas, a sua coragem e a urgência na luta pela sobrevivência num futuro que se adivinha negro, se pouco ou nada mudar. Pretendo que o projeto lhes dê visibilidade, e inspire mais pessoas a juntarem-se ao ativismo".

O Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica “UrbanAct. Imagens de Ação e Ativismo Ambiental na Cidade” é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Tecnociência, Sociedade, e Ambiente" do CIAS—Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com o CEIS20—Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC, o Departamento de Ciências da Vida da UC, o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, a Rede de Pesquisa Internacional Sci-Tech Asia; e a Casa das Artes Bissaya Barreto.

O desafio consistia em fotografias etnográficas capazes de capturar tensões e desafios ambientais enfrentados pelas cidades no século XXI, focando temas de ação e ativismo ambiental na cidade.