Entrada > Notícias > Exposição “Immersivus X - A Cidade do Futuro”
Publicado em: 21 Março 2024

Exposição “Immersivus X - A Cidade do Futuro”

A primeira galeria de arte imersiva do país desafiou os estudantes da Licenciatura em Multimédia a desenvolverem sete experiências artísticas que refletem a visão dos jovens artistas sobre o futuro da humanidade.

No dia 23 de março, pelas 14h00 (abertura geral ao público), a Immersivus Gallery, a primeira galeria de arte imersiva do país, localizada na Alfândega do Porto, acolhe a exposição multimédia “Immersivus X: A Cidade do Futuro”, um conjunto de sete projeções a 360º graus que transportam o público, com todos os sentidos, para os futuros idealizados por 28 estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Multimédia da ESMAD.

Desenvolvido no âmbito do projeto “Immersivus X”, que pretende dar palco e visibilidade a talentos emergentes no domínio da arte multimédia, a exposição aborda diferentes perspetivas, partindo da tumultuosa realidade atual para criar interpretações artísticas impactantes, disruptivas e totalmente imersivas acerca do rumo da humanidade, dos espaços que esta habitará e das formas de vida que prevalecerão no planeta.

Através desta iniciativa, os jovens artistas tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos ao nível da idealização, conceção e implementação de experiências imersivas e apresentar, pela primeira vez, os seus trabalhos a um público mais abrangente.

Para Edoardo Canessa, Produtor Executivo da Immersivus Gallery, em plena era digital, é fundamental dar voz a novos talentos e conhecer o seu contributo não só para a arte, mas também para a reflexão acerca do rumo da humanidade e do futuro que eles próprios vão vivenciar. Nesta exposição é possível perceber claramente o impacto que as nossas ações já estão a ter na vida nos jovens e na forma como eles encaram o futuro, e sobre as quais é muito importante refletir. Mas esta mostra é, acima de tudo, uma celebração do talento das novas gerações e um contributo para a construção do seu percurso artístico no contexto da Arte Digital, em Portugal e no mundo.

Rui Rodrigues, professor e um dos docentes da unidade curricular onde se desenvolveu este projeto, salienta "cada vez mais é importante envolver os estudantes das universidades nas dinâmicas das cidades e na sua atividade artística/cultural. Esta iniciativa acaba por dar uma oportunidade única aos nossos estudantes de pensar e desenvolver um projeto desde o seu início, e ao mesmo tempo mostrar a um público mais abrangente os resultados desta reflexão. O tema da Cidade do Futuro torna-se neste caso o mote para que os estudantes exibam, através de uma experiência imersiva, as suas inquietações, cenários e impacto das nossas ações num futuro que pode ser mais ou menos longínquo. Os jovens são o presente e o futuro de qualquer sociedade e é importante dar-lhes voz para que as suas preocupações ecoam e nos façam questionar constantemente.”

A exposição estará patente na Immersivus Gallery Porto até 28 de abril, de quinta-feira a domingo, com sessões às 17h00 à quinta e sexta-feira, e às 14h00 aos sábados e domingos. Os bilhetes custam 2,5€ para estudantes, crianças e jovens (dos 4 aos 17 anos), e 5€ para o público em geral, podendo ser adquiridos através da plataforma Portugal Agenda ou na bilheteira local.

Curadoria: Rui Rodrigues (ESMAD), Luís Félix (ESMAD) e Edoardo Canessa (OCUBO).

Sobre a Immersivus Gallery:
A Immersivus Gallery, um projeto do multipremiado ateliê criativo OCUBO, é a primeira galeria de experiências artísticas imersivas em Portugal e um ponto de referência artístico nacional. Neste espaço são desenvolvidas diversas experiências imersivas, com diferentes temas e artistas, nacionais e internacionais, que através da união de tecnologia e arte dão aos visitantes a oportunidade de experienciar a cultura de uma forma inovadora.