Entrada > Notícias > Exposição "Carros da minha memória"
Publicado em: 24 Outubro 2022

Exposição "Carros da minha memória"

"Carros da minha memória", do estudante João Rodrigues, está em exposição na Junta de Freguesia de Vila do Conde até 21 de outubro.

Entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, o Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila do Conde acolhe a exposição do projeto final de João Rodrigues, estudante do Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Fotografia e Cinema Documental (área de Fotografia).

"Carros da minha memória" Aos olhos do cidadão comum, um automóvel é meramente uma máquina com quatro rodas usado para facilitar deslocações. No entanto, é frequente haver uma relação de preocupação com o estado do mesmo. Para os entusiastas, o carro ganha mesmo um lugar de destaque na vida. Os donos ficam fascinados pelas linhas de design que fomentam a aerodinâmica do carro, os motores lendários, customizações quase infinitas, o cuidado na construção de uma carroçaria equilibrada por parte do construtor, suspensão e pneus que culminam no máximo grau de estabilidade e conforto. Admiradores imergem no mundo automóvel com grande adrenalina e paixão.

Este projeto valoriza essa forte relação entre o dono e o seu automóvel. O ensaio documenta todo o processo de pré-produção, da metodologia, da criação e realização de entrevistas, ao trabalho de campo, revelação de película, métodos digitais aplicados e todos os procedimentos de pós-produção trilhados. O trabalho integra uma pesquisa concisa sobre vários fotógrafos que fizeram do carro um objeto de estudo e uma  reflexão sobre o conceito  de  automóvel.  O projeto fotográfico foca quatro carros e respetivos donos, e visa captar a forma como se relacionam.

Horários de visita:
Segunda, quarta e sexta-feira: 9h00 - 18h00