Entrada > Notícias > Exposição "Todo o Presente"

Exposição "Todo o Presente"

Comunicação Audiovisual

A exposição dos estudantes do Mestrado em Comunicação Audiovisual inaugura no dia 26 de janeiro, no P.ARTES.

De 26 de janeiro a 3 de março de 2023, o P.ARTES (Porto) acolhe a exposição "Todo o Presente", realizada pelos estudantes Eduardo França, Felícia Oliveira, Rita Cortês e Simão de Abreu, do Mestrado em Comunicação Audiovisual, Especialização em Fotografia e Cinema Documental, no âmbito das residências artísticas realizadas no município da Póvoa de Varzim, em 2022.

Depois de dois anos de ausência e distância, fica claro que uma residência artística, vive da presença e da proximidade com os assuntos do lugar onde as autoras e autores desenvolvem os seus trabalhos.

Na residência artística, que decorreu na Póvoa de Varzim, foi proposto um tema que é uma cada vez maior urgência: a sustentabilidade e a ecologia. Nem todos os projetos trabalharam este tema, mas de uma forma ou de outra, houve sempre alguns pontos de contacto.

Eduardo França olhou insistentemente para o aqueduto de Santa Clara, em toda a sua extensão e devolve-nos as suas preocupações e espanto, Felícia Oliveira centrou-se em lugares outrora habitados, mas que agora evidenciam o peso do tempo e do abandono. Rita André procurou documentar como convivemos com os detritos que resultam de diferentes tipos de atividades e Simão Abreu permaneceu na doca e na área que a envolve, enquadrando o espaço e acompanhando a atividade que antecede e sucede o momento da pesca.

A exposição "Todo o Presente", com curadoria dos docentes Cesário Alves e João Leal, inaugura no dia 26 de janeiro, pelas 18h00. Em simultâneo, decorrerá o lançamento da publicação digital ‘Depois da Ausência, a Presença’.

P.ARTES
Praça do Marquês de Pombal 94