Entrada > Notícias > Extensão Family Film Project

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Entrada Livre

Adicionar evento ao calendário

Pela 1.ª vez com um programa de extensão no Imagens do Real Imaginado, o Family Film Project 2017 apresenta uma seleção de curtas-metragens de ficção. Tendo como eixo temático as relações familiares, este conjunto de filmes aposta na diversidade, estendendo-se do drama à comédia, das pequenas peripécias do lar às grandes questões atuais da biopolítica.

30.OUT

Photo Farag (2016. 76'. IL) de Kobi Farag

"Nascido em 31 de agosto de 1980 em Petah Tikva, Israel, numa família de fotógrafos, Kobi Farag tornou-se ator. Ao longo dos anos, participou em inúmeras séries de televisão, espetáculos de comédia e filmes, ator no Cameri Theater de Tel Aviv. Atualmente apresenta um programa de rádio semanal bem-sucedido e é co-proprietário de uma pequena produtora de documentários - Ben Mayor & Farag. Photo Farag é o primeiro filme de Kobi como realizador de documentários".

02.NOV

The closer we get: Masterclass de Tom Fassaert

"A relação entre mim, o cineasta, e o meu objeto constitui a essência de todos os documentários que faço. Mesmo que o assunto não seja uma pessoa real, mas "apenas" uma ideia (ou um ponto de vista ensaísta), ainda será a relação entre mim e o assunto que define as escolhas relativas à forma, fotografia, edição ou uso de música. O filme final não é, portanto, a verdade "objetiva" nem a realidade "pura" ... é o resultado de uma relação muito pessoal entre um cineasta e o seu objeto. Como público, testemunhamos como a realidade se articula com o cineasta e, através do cineasta, também connosco. É essa subjetividade que torna os documentários potencialmente experiências muito emocionantes e poderosas".

An angel in doel (2011. 77'. NL) de Tom Fassaert

"À medida que a aldeia de Doel morre lentamente sob pressão do avanço das docas de Antuérpia, a idosa Emilienne tenta continuar com a vida cotidiana. Mas o pastor Verstraete da aldeia morre e os seus amigos saem. Eventualmente, ela também será forçada a deixar tudo para trás".

A family affair (2015. 114'. NL) de Tom Fassaert

"No seu 30º aniversário, Tom Fassaert recebe um convite misterioso da sua avó Marianne de 95 anos para ir visitá-la na África do Sul. Naquele momento, a única coisa que ele sabe sobre ela são os mitos e histórias predominantemente negativas que o seu pai lhe contou. Ela era uma mulher fatal que passou por inúmeros homens, uma modelo famosa na década de 1950 e uma mãe que colocou os seus dois filhos num lar para crianças. Fassaert decide aceitar o convite dela. Mas quando a sua avó faz uma confissão inesperada, o seu empreendimento torna-se muito mais complicado do que ele jamais poderia ter imaginado".

03.NOV

Seleção Family Film Project: Panorama Ficção