Entrada > Notícias > Family Film Project
Publicado em: 02 Outubro 2020

Family Film Project

De 14 a 17 de outubro realiza-se a 9.º Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia

O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia – está de volta entre os dias 14 e 17 de outubro no Passos Manuel, Cinema Trindade, FBAUP e Coliseu Porto Ageas.

Na sua nona edição, e num ano pandémico com repercussões a múltiplos níveis, o Family Film Project reforça a sua missão, presenteando-nos com um mundo confinado no reduto dos espaços familiares, mas também um mundo pautado cada vez mais pela distância, que por sua vez reverte para uma maior aproximação ou proximidade das imagens.

Na secção competitiva deste ano surgem já filmes diretamente relacionados com a condição pandémica e as alterações sociais e comportamentais daí decorrentes. Mas interessa também prosseguir o projeto de partilha de obras que descolam do presente para questionarem a construção (e desconstrução) da memória e do arquivo – zonas temáticas que este ano estarão especialmente presentes – bem como as formas de representação do trabalho, dos afetos e dos lugares.

É neste âmbito que surge a escolha do cineasta em foco na edição de 2020: Harun Farocki (1944-2014) iniciou a sua trajetória artística no campo do cinema ativista e, mais tarde, a partir dos anos 90, voltou-se também para o universo das videoinstalações. Farocki é por vezes considerado um “artista-arqueologista”, pela forma como explora os modos de representação social e política e pela sua atenção à materialidade histórica das próprias imagens. No último dia do Festival, a 17 de outubro, será exibida uma seleção de quatro longas-metragens de momentos distintos da sua carreira, entre 1978 e 2009. Estas sessões serão antecedidas por uma masterclass por Susana Nascimento Duarte, dedicada à obra de Farocki.

Logo no primeiro dia do Festival, será também apresentado o ciclo de performances Private Collection, este ano com intervenções de Tânia Dinis e Flávio Rodrigues (no Museu da Faculdade de Belas Artes do Porto), e com um concerto de Alexandre Soares (no Passos Manuel). Como sempre, este ciclo retoma a temática central do Festival – o arquivo e a memória – para propor abordagens livres do espaço criativo e íntimo de cada artista.

Criado em 2012, o Family Film Project organiza as suas sessões competitivas de cinema segundo três zonas temáticas: Vidas e Lugares (com enfoque no registo voyeurístico, biográfico ou documental de habitats e quotidianos), Ligações (centrada nas dinâmicas interpessoais e comunitárias) e Memória e Arquivo (dedicada a olhares criativos a partir de testemunhos e de found footage).

Programação

Os estudantes da ESMAD têm acesso gratuito às atividades do festival. Para isso, bastará que, via e-mail, indique qual/quais as sessões pretendidas e o número de interessados.