Entrada > Notícias > Family Film Project
Publicado em: 20 Setembro 2021

Family Film Project

De 12 a 16 de outubro decorre a décima edição do festival portuense.

O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia regressa ao Porto de 12 a 16 de outubro de 2021.

Nesta edição, o Family Film Project destaca o trabalho do realizador sueco Ruben Östlund. No último dia do festival, 16 de outubro, serão apresentados alguns dos filmes que marcaram o início da carreira do cineasta que se tornou internacionalmente conhecido pela Palma de Ouro em 2017 com The Square. Em três sessões no Cinema Trindade, serão exibidos Family AgainAutobiographical Scene Number 6882Incident by a BankThe Guitar Mongoloid e Involuntary, obras que abordam, de forma inconfundível, as relações familiares e a peripécia humana, combinando realismo sensível com formalismo irónico. Antes das sessões de cinema, às 14h30, o realizador dará uma masterclass no Passos Manuel.

A secção competitiva reúne uma seleção de 20 obras, provenientes de diversos países, dividida em três temáticas: “Memória e Arquivo”, “Vidas e Lugares” e “Ficção”.

Para esta edição, o Family Film Project desafiou o músico Rui Reininho a trabalhar uma banda sonora para The Shape of Things to Come, um filme de arquivo que reúne uma seleção amadora de ficção científica/terror de registos feitos por crianças ítalo-americanas em Nova York nos anos 60. O filme-concerto, que terá lugar a 13 de outubro no Coliseu Porto Ageas, dá continuidade à colaboração que o Family Film Project mantém com o Home Movies de Bolonha. No contexto desta parceria, a italiana Giulia Simi estará no festival com a conferência Gesto das Mulheres – Vida e Obra em Filmes Caseiros Italianos, que inclui o filme de arquivo Memoryscapes – Il Gesto delle Donne, sobre as mulheres e o trabalho.

A masterclass da realizadora vietnamita-canadiana Carol Nguyen, centrada no filme No Crying at the Dinner Table, e a conversa com Catarina Vasconcelos em torno dos filmes Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso, que será exibido no festival, e o mais recente A Metamorfose dos Pássaros, que chega às salas de cinema em outubro, reforçam a programação dedicada à reflexão sobre percursos e obras relevantes no tratamento da temática do festival.

O habitual ciclo de performances Private Collection traz ao Family Film Project, a 12 de outubro, as propostas de Flora Détraz (18h, Maus Hábitos), Jorge Gonçalves (20h30, Coliseu Porto Ageas) e António Olaio (22h, Passos Manuel). 

No sábado, dia 16, a secção Imagens Lá de Casa volta a trazer as tradicionais oficinas para crianças e jovens. Partindo de arquivos de família, Tânia Dinis propõe aos mais novos revisitarem memórias familiares em experiências e pequenos ensaios de visionamento de imagens, criando vários quadros visuais e diferentes narrativas para estes registos.

PROGRAMAÇÃO

Combined Shape

Navigation