Entrada > Notícias > Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino
Publicado em: 18 Março 2022

Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino

Ricardo Queirós e Mário Pinto, docentes do Departamento de Informática, são os autores do livro "Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino".

Ricardo Queirós e Mário Pinto escrevem o livro "Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino", publicado pela FCA, onde são abordados os principais conceitos associados à aplicação da gamificação em dois contextos: organizacional e educativo.

Este livro visa sensibilizar os leitores para a gamificação, mais concretamente, para a sua aplicação nas organizações como forma de alavancar processos de negócio e motivar os seus colaboradores, bem como em ambientes educativos, de forma a promover o interesse dos alunos pelo estudo e, assim, fazer com que estes consolidem as suas competências.

A primeira parte do livro - Gamificação - introduz os conceitos básicos de como iniciar o processo de desenho e implementação da gamificação ancorado na framework 6D, de Kevin Werbach, e enumera 17 elementos e mecânicas de gamificação agrupadas por vários tipos de utilizadores baseados na combinação das taxonomias de Bartle e de Marczewski.

Em seguida, é dada uma visão mais contextual de como a gamificação pode ser aplicada nos domínios organizacional e educativo através de vários conceitos e exemplos práticos de aplicações móveis que exploram as várias facetas a ter em conta nestes domínios.

De forma a consolidar todos os conceitos teóricos apresentados, a segunda parte do livro - Gamificação na Prática - apresenta dois casos em que a gamificação é aplicada quer no contexto organizacional, quer no contexto educativo: o primeiro está relacionado com a inclusão de elementos e mecânicas de gamificação no famoso sistema de gestão de conteúdos WordPress e o segundo aplica a mesma lógica, mas no sistema de gestão de aprendizagem Moodle.

Em suma, este é um livro de leitura obrigatória para profissionais de organizações (gestores, profissionais de marketing, profissionais de recursos humanos, equipas de vendas, entre outros) e professores de qualquer área de ensino, que lhe permitirá aplicar técnicas de gamificação para promover a motivação nas organizações e no ensino.

Este livro inclui:
- Desenho e implementação de 1 ambiente de gamificação
- 17 elementos e mecânicas de gamificação
- Aplicação em 10 contextos
- 2 projetos práticos: WordPress e Moodle

FCA | FNAC | Wook | Bertrand | Amazon

Combined Shape

Navigation