Entrada > Notícias > História do Cinema – Dos primórdios ao cinema contemporâneo
Publicado em: 02 Setembro 2021

História do Cinema – Dos primórdios ao cinema contemporâneo

A publicação conta com a colaboração de vários investigadores, entre os quais o docente José Alberto Pinheiro.

Acaba de ser publicado pelas Edições 70 o volume “História do Cinema – Dos primórdios ao cinema contemporâneo”, com coordenação de Nelson Araújo  e colaboração de 19 investigadores, entre os quais o docente do Departamento das Artes da Imagem da ESMAD, Professor José Alberto Pinheiro. 

O livro é dedicado à memória do Professor Carlos Melo Ferreira, integrando textos do mesmo. 

“O cinema, na sua existência de pouco mais que um século, extrapola tensões artísticas que se substancializam ora na contradição e na experimentação ora na contestação e na reação. Os olhares aqui apresentados, extraem, a partir de múltiplas perspecivas autorais, os momentos, os movimentos, os filmes e os protagonistas daquele caudal artístico. Percorrendo toda a história do cinema, a organização diacrónica permite o zoom à dialética da linguagem cinematográfica e potencia a imersão do particular para o global.” 

Elenco de autores: 

Ana Bela Morais, Anabela Dinis Branco de Oliveira, André Rui Graça, António Costa Valente, Antonio Fatorelli, Carlos Melo Ferreira, Daniel Ribas, Elena Cordero-Hoyo, José Alberto Pinheiro, José Bértolo, José Duarte, Liliana Rosa, Luís Mendonça, Luís Nogueira, Manuela Penafria, Mirian Tavares, Nelson Araújo, Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco. 

Combined Shape

Navigation