Entrada > Notícias > "Ice Merchants" de João Gonzalez venceu o Curtas
Publicado em: 19 Julho 2022

"Ice Merchants" de João Gonzalez venceu o Curtas

A curta-metragem do realizador João Gonzalez, alumni da ESMAD, foi a grande vencedora do prémio de Melhor Filme Português na 30.ª edição do Curtas Vila do Conde.

O filme de animação Ice Merchants (2022), de João Gonzalez, foi o grande vencedor na categoria nacional do Curtas, cuja 30.ª edição terminou neste sábado, dia 16 de julho.

Ice Merchants, de João Gonzalez, recebeu o galardão de Melhor Filme e também, do público. Em Cannes, já tinha conquistado o prémio do júri da Semaine de la Critique em curta-metragem. Os aplausos ouviram-se na rua com o notável feito do jovem cineasta que, com este duplo reconhecimento, irá figurar na lista de curtas com acesso aos Óscares da Academia de Hollywood, em 2023.

Formado na Escola Superior de Media Artes e Design e com mestrado na Royal College of Art, em Londres, João Gonzalez, de 26 anos, é considerado um dos nomes mais importantes do moderno cinema de animação. O premiado trabalho surgiu após The Voyager (2017) e Nestor (2019) que, segundo a Agência da Curta-Metragem, foi exibido em 93 festivais.