Entrada > Notícias > "Ice Merchants" nomeado para os Óscares
Publicado em: 03 Fevereiro 2023

"Ice Merchants" nomeado para os Óscares

A curta-metragem de João Gonzalez, alumnus da Licenciatura em Multimédia, acaba de ser anunciada como uma das nomeadas para os Óscares.

A curta-metragem de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, está nomeada para os Óscares. É a primeira vez na história do cinema português que um filme alcança esta etapa dos prémios da Academia, com “Ice Merchants” candidato ao prémio de melhor curta-metragem de animação.

“Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez, com produção portuguesa pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido. 

O filme tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha. 

João Gonzalez assina a realização e a banda sonora do filme e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme de João Gonzalez já passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por milhares de espectadores.

A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares está marcada para o dia 12 de março.

Combined Shape

Navigation