Entrada > Notícias > ICPEC | See you next year
Publicado em: 01 Julho 2020

ICPEC | See you next year

A ICPEC realizou-se nos dias 25 e 26 de junho sendo a primeira conferência dedicada exclusivamente ao estudo do atual estado do ensino da programação de computadores

International Computer Programming Education Conference (ICPEC) realizou-se de forma virtual nos passados dias 25 e 26 de junho. Trata-se da primeira conferência mundial dedicada exclusivamente ao estudo do atual estado do ensino da programação de computadores e a partilha de novas metodologias, técnicas e ferramentas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem neste domínio tão exigente.

A primeira edição da ICPEC recebeu 48 submissões de 130 autores oriundos de 21 países (Portugal, India, Spain, Bangladesh, Italy, Vietnam, Hungary, Germany, Ukraine, Slovakia, Japan, Mexico, Brazil, Ireland, Ivory Coast, Poland, Colombia, Peru, Ecuador, Denmark e Gambia) espalhados por 4 continentes.

De entre as 48 submissões foram aceites 28 artigos (68% longos e 32% curtos) resultando numa taxa de rejeição a rondar os 42%.

Ao longo de 2 dias assistiram-se a 24 apresentações desses 28 artigos e a duas keynotes apaixonantes sobre os percursos de dois investigadores de renome na área: José Paulo leal (criador do avaliador automático de programas chamado Mooshak) e Pedro Ribeiro (treinador nacional em concursos de programação nacionais/internacionais).

Os resultados finais foram promissores: mais de 50 pessoas em média a assistir à conferência (via Zoom) e quase 400 pessoas que assistiram parcialmente à conferência através da transmissão via Facebook.

Foi atribuído ao artigo "Cybersecurity Games for Secure Programming Education in the Industry: Gameplay Analysis" de Tiago Gasiba, Ulrike Lechner, Filip Rezabek e Maria Pinto-Albuquerque, o prémio de melhor artigo.

Os autores dos melhores artigos serão também convidados para estender e submeter os seus artigos para a Special Issue Computer Programming Education da revista Information (MDPI).

As atas desta primeira edição podem ser consultadas online ou adquiridas em formato físico.

A organização composta pelos professores Ricardo Queirós (ESMAD), Mário Pinto (ESMAD), Filipe Portela (UM) e Alberto Simões (IPCA) agradece a todos os autores, revisores, participantes e sponsors toda a disponibilidade e interesse em tornar esta conferência uma realidade e espera ansiosamente pela segunda edição cujo hosting será anunciado em novembro de 2020.

Combined Shape

Navigation