Entrada > Notícias > Imagens do Real Imaginado 2016: MUDANÇA
Publicado em: 05 Novembro 2018

Imagens do Real Imaginado 2016: MUDANÇA

Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia

A mudança é um elemento inerente ao ser humano e às sociedades, pelo que nesta edição do IRI 2016, se propõem diferentes abordagens a este conceito, numa perspetiva transversal de análise e debate, contribuindo deste modo para o alargamento do conhecimento. A mudança é movimento. O movimento é capaz de contaminar e gerar novas mudanças. As tensões entre os “antes" e "depois”, entre o “passado” e o “futuro “de qualquer mudança, geram inevitavelmente continuidades e ruturas.

Esta 13ª edição de Imagens do Real Imaginado, trata, pois, de mudança. O tema é parcialmente desencadeado pela mudança na vida da própria escola, a qual procura criar continuidades no meio envolvente do Campus 2 de Vila do Conde /Póvoa do Varzim. Também as obras dos diferentes convidados- cineastas, fotógrafos e artistas multimédia - que a partir do tronco comum do real partem em busca da mudança, das ruturas, abrem caminho ao futuro: Ângela Ferreira, José Maças de Carvalho, Leonor Areal, José Carlos Oliveira, Nigel Orrillard, Mark Durden, António Jorge Gonçalves, Margarida Medeiros.

Faz parte da programação de cinema uma retrospetiva dos filmes de Manuel Guimarães, documentários: Irmãos de José Pedro Magano e Tocata e Fuga – os dias de Mário Cláudio de Jorge Campos, filmes de animação.

A edição é organizada pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P.PORTO), conta com o apoio do ICA e irá decorrer no Auditório Municipal da Biblioteca Almeida Garrett entre os dias 2 e 5 de Novembro de 2016, com extensões no Fórum da maia e ESMAD (Campus 2).

A programação inclui a apresentação de projetos, projeção de filmes, mesas redondas e Masterclasses. E, evidentemente, contamos com os nossos parceiros, South Wales University, o Cinanima, a CM do Porto, a CM da Maia e a Mostrarte.

No dia 31 de Outubro e nos dias 2 a 5 de Novembro decorrem as defesas públicas dos trabalhos de Projeto Final do Mestrado em Comunicação Audiovisual, nas áreas da Fotografia Documental, Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Os filmes produzidos no âmbito do trabalho de projeto serão exibidos antes da prova pública e os trabalhos de fotografia documental estarão patentes no Fórum da Maia de 5 de Novembro a 5 de Dezembro, Lugar e Território, uma exposição fotográfica que será inaugurada durante o IRI.

31 de outubro a 5 de novembro

Biblioteca Municipal Almeida Garret
Escola Superior de Media Artes e Design
Fórum da Maia

Todos os locais são de entrada livre.

Descarregar Programa

Descarregar Programa Detalhado